Coleção “Conversando com a Cidade” tem mais duas obras lançadas pela UNIVALE Editora

Em junho, a UNIVALE Editora lança mais duas obras
As obras fazem parte das pesquisas desenvolvidas junto às escolas de cada bairro e são uma verdadeira cartografia de Governador Valadares. Foto: Divulgação/Univale
quarta-feira, 10 julho, 2024

Em junho, a UNIVALE Editora lança mais duas obras: “Conversando com a cidade - Cartografias no Bairro Turmalina, Governador Valadares - MG: Territórios vividos e territórios educativos” e “Conversando com a cidade - Cartografias na comunidade do Morro do Carapina, Governador Valadares-MG: Territórios vividos e territórios educativos”.

As obras complementam a coleção “Conversando com a Cidade”, a qual inclui três livros digitais, sendo o primeiro deles “Conversando com a cidade: cartografias no bairro Santa Helena em Governador Valadares - MG, Territórios vividos e Territórios Educativos”.

As obras fazem parte das pesquisas desenvolvidas junto às escolas de cada bairro e são uma verdadeira cartografia de Governador Valadares em diferentes aspectos: educacionais, culturais, tecnológicos, entre outros. Além disso, a coleção promove a popularização da ciência e entrelaça textos desenvolvidos por pesquisadores da UNIVALE e comunidade externa. 

Os livros são organizados por Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Karla Nascimento de Almeida, Andrea Cecília Moreno, Eloisa Maria Ferreira de Almeida, Roosvany Beltrame Rocha e Ana Luiza Martins Pinto, tendo as apresentações escritas pelo professor. Emerson Eller, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Como a própria sinopse do livro desenvolvido sobre o bairro Turmalina diz:

“Cartografamos arte e cultura, acessibilidade, ambiente, escola, espaços educativos, história, tecnologias digitais e saúde na convicção de que a cartografia é potencializadora da construção de elos entre a escola e o bairro, a escola e a cidade em um movimento dialógico”.

Vale lembrar que o edital de chamada de publicação em fluxo contínuo está aberto até outubro deste ano. Para conhecer o edital e o catálogo, basta acessar o site https://editora.univale.br/

Lançamento dia 24 (segunda-feira) na Escola Carlos Luz

Na próxima segunda-feira (dia 24), às 19h30, na Escola Estadual Carlos Luz, acontece o lançamento do e-book “Conversando com a Cidade - Cartografias na Comunidade do Morro do Carapina, Governador Valadares-MG: Territórios Vividos e Territórios Educativos”. 

A obra é o resultado de um extenso trabalho de pesquisa, que envolveu estudantes da Escola Estadual Carlos Luz, profissionais da instituição e pesquisadores da UNIVALE. “A pesquisa proporcionou uma rica troca de experiências e a criação de novas narrativas sobre o bairro”, comenta a professora Maria Celeste Reis Fernandes de Souza.

Segundo a docente, o projeto foi motivado pela convicção de que a cartografia pode ser uma poderosa ferramenta de construção de elos entre a escola e a comunidade, e entre a escola e a cidade como um todo.

“Nossa intenção foi mapear diferentes aspectos do bairro, como arte e cultura, acessibilidade, ambiente, escola, espaços educativos, história, tecnologias digitais e saúde. Acreditamos que este trabalho contribui significativamente para a formação de um movimento dialógico, onde todos os envolvidos podem aprender e crescer juntos”, explica a professora.

A pesquisa, intitulada “Conversando com a Cidade: Cartografia de Territórios Educativos em Bairros de Governador Valadares”, foi realizada com o apoio da Fapemig e da FPF/UNIVALE, e faz parte das atividades do Núcleo Interdisciplinar Educação, Saúde e Direitos (Niesd), laboratório do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da UNIVALE.

Sobre a UNIVALE Editora

A UNIVALE Editora, editora universitária da Universidade Vale do Rio Doce, tem como objetivo publicar obras de caráter trans-interdisciplinar, com natureza acadêmica, as quais possuem valor técnico, científico, informativo, didático e cultural.

As pessoas interessadas em publicar podem consultar os documentos e conhecer mais sobre os processos, as principais informações sobre a publicação e os itens presentes em uma obra.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu