Um estudo conduzido por Rodolfo Vieira Nunes, professor do Departamento de Administração do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), que investiga a participação feminina em instituições internacionais de governança econômica global foi publicado no Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting. O periódico luso é focado nas áreas de contabilidade, finanças e administração.
Conduzida em parceria com Danila de Leone França e Freitas Torres, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a pesquisa se concentrou nos programas disponibilizados e fomentados por duas dessas organizações, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI). O objetivo foi compreender como essas políticas de gênero foram incorporadas e os fatores que impedem o seu avanço.
Os achados indicam que essas políticas enfrentam obstáculos significativos, como explica Nunes.
“Entre os principais desafios estão as estruturas institucionais arraigadas que resistem à mudança, a ausência de compromisso estrutural efetivo e a abordagem restrita do FMI quanto à incorporação da perspectiva de gênero. Além disso, a neoliberalização do feminismo tende a obscurecer desigualdades sistêmicas, e a limitada capacidade técnica institucional compromete a efetividade das ações. Tais barreiras evidenciam a urgência de estratégias mais integradas e transformadoras para promover a inclusão feminina em nível global”.
A principal contribuição da pesquisa, conforme consta da publicação, é demonstrar as contradições entre o que dizem as políticas sobre o tema nessas instituições e a sua prática efetiva.
O panorama da governança global e o olhar feminino nas organizações internacionais
Autores: Danila de Leone França e Freitas Torres
Periódico: Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting
Para ler o trabalho, clique aqui.