Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

APARD promove oficina de pesca infantil

100 alunos do terceiro ano da Escola Municipal Reverendo Silas Crespo participaram da capacitação
Alunos da Escola Municipal Reverendo Silas Crespo, felizes com a primeira pescaria.
quarta-feira, 13 setembro, 2023

Cem alunos, na faixa etária de 7 a 11 anos, da Escola Municipal Reverendo Silas Crespo participaram nas manhãs, de ontem (12) e hoje (13), da Oficina de Pesca Infantil. A aula lúdica, que faz parte da programação do 2º Torneio de Pesca Esportiva APARD do Médio Rio Doce, aconteceu no Clube Aeté. A atividade foi dividida em dois momentos.

No primeiro, os pequenos foram ensinados sobre ecologia, biologia do peixe, equipamentos de pesca e sobre a prática do pesque e solte. Logo após a parte teórica, foi realizado um torneio de pesca infantil, onde vencia quem pescasse o peixe com maior comprimento.

Os três primeiros lugares foram premiados com medalhas e equipamentos de pesca e terminada a pescaria, os peixinhos foram devolvidos à água em perfeitas condições de sobrevivência. A iniciativa é da Associação de Pescadores e Amigos do Rio Doce (APARD) em conjunto com a Fundação Renova e a empresa Igarapesca, e recebe apoio da Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT).

Consciência ambiental

O vice-presidente da APARD, Vladimir Totaro, destacou a importância da atividade para despertar nas crianças a consciência ambiental. “A criança é uma esponja que absorve tudo ao seu redor. Daí a importância de ensinarmos boas práticas tanto de preservar a natureza como da pesca esportiva. O peixe vivo vale sempre mais”, destacou.

De acordo com o consultor de Pesca da Igarapesca, Kelven Lopes, a ação faz parte de um trabalho maior realizado pelos organizadores junto a prefeitura para o desenvolvimento local por meio do turismo de pesca. “Valadares tem vocação para o turismo de pesca. Aqui você sai do aeroporto, e como a cidade é ladeada pelo Rio Doce, em 15 minutos já está no rio pegando um Dourado.

Pesca esportiva urbana

A APARD junto com a Prefeitura está trabalhando para transformar Valadares no destino de pesca esportiva urbana. Aqui tem tudo para dar certo este tipo de turismo: presença de peixes alvo de torneio de pesca, facilidade de logística e apoio da prefeitura para aprovar legislações que reconhecem o turismo de pesca e que ajudam na preservação dessas espécies”, declarou. 

A professora do 3º ano C e D da Escola Municipal Reverendo Silas Crespo, Maisa Siman de Souza Gomes, contou que os pequenos estavam eufóricos com a atividade. “Teve menino que não estava conseguindo dormir de tão empolgado com o passeio. Essas atividades mexem com a curiosidade deles, além de complementar o trabalho constante de educação ambiental que já realizamos dentro da sala de aula”.

Primeira pescaria                  

A aluna Maria Eduarda Fernandes de Souza estava sem palavras para expressar sua primeira pescaria. “Não sei dizer o que estou sentindo. Essa é a primeira vez que estou pescando. Tá um pouquinho difícil, mas é muito legal. Sempre quis ter um peixe sem ser de aquário”, contou empolgada.

Para seu colega de sala, Davi Custódio, a atividade estava ajudando a trabalhar a paciência. “Eu sou muito acelerado e tenho pouca calma. Estou trabalhando minha paciência e estou me sentindo mais calmo. Minha expectativa é de que um peixe venha rápido”, falou enquanto pescava.

2º Torneio de Pesca Esportiva APARD do Médio Rio Doce, que está sendo realizado desde o dia 1º deste mês - na calha principal do Rio Doce, entre a Cachoeira Escura (Perpétuo Socorro) e a barragem da UHE Aimorés, e nos lagos das UHEs Baguari e Aimorés – se encerra amanhã (14/9). A premiação acontecerá, no sábado (16/9), no Garfo Clube. Além do torneio de pesca e da oficina de pesca infantil, durante a competição também foram realizados cursos  para Condutores de Turismo de Pesca Esportiva.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu