Ano letivo 2024 começa nas Escolas Municipais de Valadares

Valadares possui 20 mil alunos matriculados do ensino infantil até anos finais, divididos em 66 unidades escolares do Município
As férias acabaram e nesta segunda-feira (5), os alunos da Rede Municipal de Ensino voltaram às escolas para iniciar mais um ano letivo. Foto: Divulgação PMGV
segunda-feira, 5 fevereiro, 2024

As férias acabaram e nesta segunda-feira (5), os alunos da Rede Municipal de Ensino voltaram às escolas para iniciar mais um ano letivo. Felizes, puderam reencontrar os colegas, os professores e todos os outros personagens tão queridos de uma escola. No total serão 200 dias de muitas atividades e aprendizados.

A Escola Simoni Maria da Cruz, no bairro Santos Dumont II, recebeu os alunos com muita alegria. Segundo a professora Leide Daiana Sousa Gonçalves Cabral, do 4º ano, a escola preparou uma semana especial para a criançada.

“A escola fez um planejamento e a expectativa para o ano letivo 2024 é alta. Para esta semana temos uma programação especial para nossas crianças, com aulas mais dinâmicas e oferecendo acolhimento, para que elas possam se sentir amadas e abraçadas. Acreditamos na educação que transforma”.

Alexia Morais, aluna do 5º ano, não via a hora de voltar à rotina escolar. “Estou muito animada com a volta às aulas, para ver meus amigos. Eu gosto muito de estudar e estava com saudades da escola, dos professores e da sala de aula”; relatou.

Atualmente, Valadares possui aproximadamente 20 mil alunos matriculados do ensino infantil até anos finais, divididos em 66 unidades escolares do Município. De acordo com o calendário escolar, divulgado pela secretária no Diário Oficial, o ano letivo deve encerrar no dia 20 de dezembro.

Educação que transforma

Nas escolas municipais, a tecnologia é uma das ferramentas que ajudam a construir o futuro das crianças. 

As turmas dos anos finais seguem aprendendo programação com os materiais Inventura, da Positivo Tecnologia Educacional e com a placa BBC micro:bit, um computador de bolso que possibilita a realização de infinitas ideias. Além disso, os alunos têm acesso ao Polo de Transformação Digital que oferece cursos na área tecnológica.

O espaço faz parte do Projeto POD (Poder Digital), uma parceria da Prefeitura com o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS). O objetivo é capacitar os alunos das escolas municipais e prepará-los para o mercado de trabalho.

Para somar ainda mais, as escolas tem o programa “Yes I Can”, o ensino bilíngue (português e inglês) que atende, desde o ano passado, a educação infantil ao 9º ano.

O ensino municipal ainda possui a Mesa Educacional, da Positivo Tecnologia Educacional, que incentiva os alunos de 4 a 7 anos e do Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Dr. Dilermando Dias Miranda (CRAEDI) a conhecem as letras do alfabeto, a escrever e ler as palavras.

A SMED também realiza competições anuais e as escolas promovem suas próprias atividades que colocam o estudante como protagonista de sua jornada escolar.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu