Resgatar a história e valorizar os pontos turísticos de Valadares. Este é o objetivo do Projeto Bom Passeio, que levou ao longo deste ano 1.015 alunos da Rede Municipal de Ensino para um tour pelas sete maravilhas da cidade. Após o passeio, os alunos disputaram um concurso de redação com o tema “Bom Passeio pelas sete maravilhas de Governador Valadares”, e assim puderam escrever sobre a experiência de conhecer melhor a cidade no qual vivem.
A manhã desta terça-feira (7) foi o dia do encerramento e de relevar o grande vencedor do concurso de redação do Projeto Bom Passeio 2023. Para a final, foram selecionados 16 alunos, um de cada escola participante. Eles estavam ansiosos pelo resultado, afinal todo mundo queria levar os prêmios para casa.
Alice Rodrigues Bento, da Escola Prefeito Ronaldo Perim, conquistou o primeiro lugar. Guilherme Ferreira de Almeida, da Escola Otávio Soares, ficou com o segundo e Nicole Soares de Sales, da Escola Professor Helvécio Dahe, garantiu o terceiro lugar. Os três foram contemplados com curso de inglês da English Universe, além de troféus e certificados. O primeiro lugar ainda levou smartphone e, o segundo, tablet. Agora eles vão participar um vídeo para apresentar suas redações. O conteúdo será divulgado no site viva.valadadres.mg.gov.br.
Alice comemorou muito com o anúncio de primeiro lugar. “No passeio o que mais gostei foi ver a Ibituruna do deck Viva Valadares. Eu amei participar do Bom Passeio e escrever a redação. Estou feliz com os prêmios e agora vou pedir a minha mãe para moldurar o certificado”.
Para Samara Magalhães, professora de redação de Alice, o projeto foi enriquecedor para a vida das crianças e que está contente por ter uma aluna vencedora. “O passeio é maravilhoso. Sair da sala de aula é fazer uma vivência diferente. Tem alguns alunos que eles não conheciam a Ilha, por exemplo. Eles se dedicaram muito para escrever a redação. Alice representou bem seus colegas. Eu tenho certeza que eles vão ficar super felizes na hora que ela chegar à escola com o primeiro lugar. Vai ser uma festa”.
Segundo Guilherme, o Bom Passeio lhe proporcionou conhecer a história da cidade. “Temos muito que aprender com o passado e o presente de Valadares e o Projeto contribui na nossa educação. O lugar que mais gostei foi a Açucareira, que contribuiu muito para o município”. A Açucareira também foi o lugar preferido de Nicole. “Foi muito legal visitar os pontos turísticos. Não conhecia todos os lugares, mas agora posso apresentar para outras pessoas”.
Para Betinna Tassis, diretora do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), cada redação do concurso foi um presente. “O Bom Passeio é um projeto que encanta. Quando o idealizamos, na construção do Plano Municipal de Turismo, virmos que era fundamental qualificar a equipe do Centro de Informações Turísticas para levar uma informação de qualidade para as crianças. Nós tivemos a oportunidade de ler todas as redações. As crianças contando as experiências vividas, de como foi um dia feliz na vida delas e a importância de conhecer a própria história. Isso é cidadania, é o sentimento de pertencimento”.
De acordo com a Carolina Resende, subsecretaria da Educação, o conhecimento foi o maior prêmio que os alunos ganharam. “Quero agradecer, além dos parceiros, as equipes escolares e o Departamento de Ensino, que abraçaram esse Projeto. É muito bonito perceber que os alunos, através do passeio, conseguiram escrever textos maravilhosos. A premiação é simbólica diante de todo o aprendizado adquirido no Bom Passeio, que será levado para a vida”.
O projeto
O Bom Passeio é uma iniciativa é uma parceria da Prefeitura – por meio das secretarias municipais de Educação (SMED) e de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) – com a Mobi.
O tour pedagógico contém o pico da Ibituruna, rio Doce, Ilha dos Araújos, praça Serra Lima, Açucareira, Catedral de Santo Antônio e 1ª Igreja Presbiteriana. As sete maravilhas do município foram eleitas por meio de uma votação no site da Prefeitura promovida pelo curso de Turismo da Univale em meados de 2000. O passeio começa no deck Viva Valadares, passa pelo Museu da Cidade e termina no auditório da Mobi.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social