No dia 16 de outubro começa a 3º fase da turnê sobre o Bullying em mais 11 cidades do Leste de Minas Gerais: Itabira, Santa Maria de Itabira, Ferros, Dores de Guanhães, Senhora do Porto, Guanhães, Sabinópolis, Virginópolis, Divinolândia de Minas, Gonzaga e Sardoá. Até o momento, a turnê, que começou em agosto, alcançou 30 cidades.
“Fizemos 60 apresentações, 10 cursos e já são mais de 9 mil pessoas atendidas. Esses números ainda vão aumentar, porque tem muita coisa boa pela frente. São 20 anos levando o espetáculo pelo Brasil e comprovando mais uma vez que o bullying não tem faixa etária, não tem classe social, não tem região do país, ele atinge todos os lugares e a gente precisa levar essa mensagem”, afirmou o diretor e ator Patrick Moraes.
A peça é focada em crianças e adolescentes, pois busca atingir a raiz do problema que, geralmente, nasce na formação escolar. Contudo, já foi levada em diversas escolas que também possuem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), alcançado pessoas que nunca tiveram acesso a um espetáculo musical. “Bullying” surge para gerar reflexão e mudança, sendo demonstrado por meio de comportamentos comuns no dia a dia que às vezes passam despercebidos.
Com 50 minutos de duração, o público é envolvido por comédia, dança e música. No total, são quatro cenas, nas quais os personagens exemplificam os tipos de bullying e propõem soluções. Além disso, todas as músicas são autorais da Cia Atores de Mar’, desenvolvidas especialmente para a peça. Fortalecendo a missão da companhia, após o término do espetáculo, ainda ocorre um momento de troca de experiências com os alunos que procuram o elenco para contar situações vivenciadas com o bullying. “Essa é a nossa missão e a mensagem vai chegando em quem mais precisa”, conclui Patrick Moraes.
CIDADES ATENDIDAS
No total, serão realizadas 108 apresentações do espetáculo BULLYING por 54 munícipios de Minas Gerais: Açucena, Alvinópolis, Antônio Dias, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Belo Oriente, Bom Jesus do Amparo, Bom Jesus do Galho, Braúnas, Bugre, Caeté, Cantagalo, Caratinga, Catas Altas, Coluna, Coroaci, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dores de Guanhães, Divinolândia de Minas, Ferros, Gonzaga, Governador Valadares, Guanhães, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itabira, Joanésia, Mariana, Marliéria, Materlândia, Mesquita, Naque, Nova Era, Paulistas, Peçanha, Periquito, Pingo D’Água, Rio Piracicaba, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santana do Paraíso, Santo Antônio do Itambé, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João Evangelista, Sardoá, Sem-Peixe, Senhora do Porto, Virginópolis e Virgolândia. Além disso, já foram realizados 10 cursos sobre o bullying. A cidade do Rio de Janeiro/RJ também recebeu o projeto.
SOBRE CIA ATORES DE MAR’
Com 21 anos de trajetória, a companhia familiar do Rio de Janeiro foi fundada por Mar’ Junior (pai) e os irmãos Patrick Moraes e Priscila Moraes. Em setembro de 2002, o grupo estreou com a peça Casaco Encantado, de Lúcia Benedés, um espetáculo infantil que percorreu alguns teatros do estado fluminense. Desde então, não parou, percorrendo mais de 400 cidades do Brasil, focando sempre em levar teatro, literatura, e projetos culturais baseados em temas importantes a serem debatidos. No campo do teatro, também se destacam as peças Se Liga e Super Ação. Na literatura, Pepita e Quatro Mãos e um Abraço.
Serviço
BULLYING
classificação etária: livre
duração: 55 minutos
texto: Mar’Junior
direção: Patrick Moraes e Mar’Junior
elenco: Patrick Moraes, Junior Beéfierri, Giulia Pildich e Pâmella Vasconcelos
preparação de atores: Mar’Junior
coreografia: Priscilla Moraes
assistente de produção: Lara Seixas
intérprete de libras: Laura Alcântara
fotografia de estúdio: Juliana Seixas
produção musical: Samuel de Souza
músicas: Mar’Junior, Patrick Moraes, Junior Beéfierri e Samuel de Souza
assessoria de imprensa: Danielle Soares
produção: Cia Atores de Mar’