Desde o início de setembro, o Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT), com a consultoria do Galpão Cine Horto, vem fomentando o debate sobre a cultura de Governador Valadares junto àqueles que pertencem ao setor. Ao longo do mês, já foram realizados dois eventos, com diferentes objetivos, voltados para os trabalhadores da cultura.
Nesta semana, nos dias 29 e 30, será realizado o Diagnóstico Participativo Cultural. O evento vai utilizar a metodologia de Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), na qual os próprios membros da classe cultural vão discutir as limitações da área na cidade e, juntos, pensar perspectivas para o avanço do setor.
O DRP Cultural é aberto a todos os interessados pela cultura e arte valadarense: ativistas, gestores e produtores culturais, musicistas, teatrólogos, dançarinos, artistas plásticos, entre outros. Não há inscrição prévia, basta comparecer e colaborar com as discussões.
O coordenador executivo do CIAAT, Toninho Borges, destaca que este é um momento de construção coletiva:
“Esta é uma tomada de consciência crítica de forma organizada, que possibilita a abertura de um planejamento posterior, onde vamos buscar soluções e encaminhamentos de ações efetivas e eficientes para os envolvidos. Quanto maior o número de participantes, mais força social o documento gerado terá e mais assertivo poderá ser. A presença de cada um fará a diferença”, destaca.
O evento será realizado no salão de convenções do Hotel Pedra Negra, localizado na av. Minas Gerais, 1769, Nossa Senhora das Graças. Confira abaixo a programação completa:
Sexta-feira - 29/9
19h às 22h - Plenária
Boas-vindas CIAAT e GCH
Roda de apresentação
Debate sobre os eixos a serem aprofundados nos Grupos de Trabalho
Sábado - 30/9
8h30 às 10h30 - Grupos de Trabalho
Coffee break
10h45 às 12h45 - Grupos de Trabalho
Intervalo para almoço
14h30 às 16h30 - GTs ou Plenária
Coffee break
17h30 às 19h30 - Plenária para compartilhamento das propostas / Avaliação da atividade
O que é o CIAAT?
O CIAAT é uma instituição da sociedade civil que atua como agência de desenvolvimento local no Vale do Rio Doce há 17 anos por meio da execução de projetos socioambientais e de geração de renda em parceria com organizações como Western Union, Petrobras, Fundação Banco do Brasil e Fundação Renova.
Nossa missão é promover e fomentar o desenvolvimento humano, solidário e socioambiental no Território do Vale do Rio Doce, através do empoderamento e fortalecimento das organizações locais e dos agentes de transformação.
Entendemos a cultura como uma ferramenta de desenvolvimento econômico e transformação social, motivo pelo qual convidamos você a pensar junto conosco a Cultura em Governador Valadares.
Sobre o Galpão Cine Horto
O Galpão Cine Horto é um Centro Cultural criado pelo Grupo Galpão em Belo Horizonte. Fundado em 1998, é um espaço aberto à comunidade, comprometido com a pesquisa, a formação, o fomento e o estímulo à criação em teatro.
Em 2023 completou 25 anos de história. Foram mais de 40 projetos realizados de forma continuada com o objetivo de democratizar o teatro. Mais de 3 mil apresentações, mais de 10 mil espectadores anualmente e mais de 250 mil pessoas ao longo dessa trajetória. Milhares de estudantes, artistas, técnicos, centenas de grupos e de empregos diretos e indiretos gerados anualmente.
O Galpão Cine Horto é um dos centros culturais que mais forma grupos, incentiva novos espetáculos, acolhe a pesquisa e, por isso, é o que mais influencia e afeta positivamente as artes cênicas da capital mineira e do nosso estado.