Desde meados de agosto, o Centro de Informações Turísticas de Valadares (GV CIT) vem recebendo exposições individuais de artistas e artesãos participantes do projeto Gente Que Faz Arte, uma iniciativa de fomento ao turismo criativo da Prefeitura via Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT).
E, nessa segunda-feira (16), começaram a ser expostos trabalhos do mestre ceramista Sebastião Pimenta, cujo atelier desenvolve a cerâmica artesanal de alta temperatura, com produção de peças utilitárias e decorativas, em diferentes técnicas de elaboração, esmaltação e queima. A exposição segue até dia 28 de outubro, com peças que variam de R$30 a R$250.
“O diferencial das peças expostas é a utilização de esmalte macrocristalino, que forma cristais na superfície das peças, e também a pintura de temática japonesa e chinesa tanto em azul e branco quanto em outras cores. Duas das peças em exposição (a escultura de um tamanduá e um prato cristalino) concorreram ao prêmio Top 100, do Sebrae, que seleciona os cem melhores ateliers de artesanato do Brasil, e hoje estamos na lista. Todos os esmaltes, tintas e produtos utilizados são desenvolvidos no próprio atelier, sem a utilização de substâncias tóxicas”, contou Pimenta.
Conheça melhor o trabalho no site clicando aqui.
O GV CIT fica na praça Mário Rocha, 66, loja 4, Centro, e funciona das 8 às 20h, de segunda a domingo.
Projeto Gente Que Faz Arte
Os interessados em participar do Projeto Gente Que Faz Arte ainda podem se inscrever por meio de formulário clicando aqui ou pelo site Viva Valadares (aba O Que Fazer > Turismo Criativo > Gente Que Faz Arte). Acesse o site clicando aqui. Para participar, o interessado deve possuir o Selo Eu Faço Cultura GV. Solicite o seu clicando aqui.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social