Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Centro Cultural Nelson Mandela expõe "Mostra de Arte: sob meu olhar"

A exposição fica em cartaz até dia 5 de novembro
A “Mostra de Arte: Sob Meu Olhar”, que fica em cartaz até dia 5 de novembro, traz os trabalhos dos alunos da Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa. Foto: Divulgação Secom PMGV
quinta-feira, 5 outubro, 2023

Alerta de Spoiler! Quem for ao Centro Cultural Nelson Mandela este mês vai se deparar com obras que lembram as telas “O grito” de Edvard Munch, “Noite Estrelada” de Van Gogh e “Persistência da Memória” de Salvador Dali. Não é mera coincidência. A “Mostra de Arte: Sob Meu Olhar”, que fica em cartaz até dia 5 de novembro, traz os trabalhos dos alunos da Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa. As peças são frutos do trabalho de releitura dessas obras que a professora Thatiane Romão fez com os alunos dos anos iniciais e do ensino fundamental I e II.

Foram quatro dias de pintura na escola. A professora dividiu os alunos em módulos. O ensino fundamental I fez seu autorretrato, o fundamental II retratou os monumentos históricos de Governador Valadares e o ensino médio fez releituras de obras pós-impressionista e das vanguardas europeias. Com o auxílio da professora os alunos fizeram os desenhos em sala de aula. Depois de prontas as obras participaram de um concurso interno na escola, em que uma comissão - formada pela artista plástica Ivana e pela equipe do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE) - escolheu os melhores trabalhos. Ao todo 26 alunos foram escolhidos para participar de uma oficina com a artista plástica Clores Lage que os ajudou a reproduzir os desenhos em telas. Dentre as peças, quinze foram escolhidas para serem expostas na exposição.

Para a professora Thatiane Romão o trabalho foi além do esperado. “Eles ficaram maravilhados, amaram. Essa experiência em especial de ter as oficinas de pintura foi um barato. Tanto é que perguntaram se iria ter mais oficinas. Foi algo além do esperado, de verdade. A presença da Clores foi fundamental, ela fez toda a diferença deu um up na vontade deles de participarem! As crianças e as famílias falavam: ‘ela é artista’, queriam tirar foto, pedir autografo. Eu trabalho com artes plásticas há muito tempo, mas esse foi o trabalho mais envolvente e gratificante que fiz”, contou.

O trabalho desenvolvido pela professora Thatiane contou com o apoio da equipe do polo 4 do NAE, que fica na escola, e que viu na iniciativa uma forma de atingir a meta de promover o encantamento de alunos e familiares com o ambiente escolar para evitar o abandono e a evasão. ”Eu e a assistente social Roselmira de Oliveira, como representantes do NAE propusemos de trazer os trabalhos dos alunos para galeria do Nelson de Mandela com intuito de promover a valorização do estudante, valorização do trabalho do professor também a valorização do ambiente escolar com a proposta. Além de promover neles o senso de pertencimento. Quero agradecer a professora Thatiane por ter feito esse trabalho com os meninos e de forma especialíssima ao diretor Carlos Henrique Santos Alves por ter acreditado”, agradeceu a psicóloga do NAE Silmeia Moreira.

Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE)

Criado pelo Governo de Estado com objetivo de combater às infrequências, à evasão, à exclusão e o abandono da escola. O Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE) tem psicóloga e assistente social que promovem atividades coletivas como: rodas de conversa, palestras, workshop e oficinas com temas que contribuam para o acolhimento e permanência dos estudantes no ambiente escolar. O polo 4 do NAE fica na E.E Dona Arabela De Almeida Costa, e atende ainda mais oito escolas, sendo elas: EE Labor Club, E. E. Alexandre Peixoto da Silva, E.E. Bom Pastor, E. E. Diocesano, E. E. Adelaide Malzone Hugo, E.E. Dona Arabela Almeida, E.E. Professor Paulo Freire e E.E. São Tarcísio.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu