Com informações do site oficial do Cruzeiro Esporte Clube
O Cruzeiro entrou em campo, na noite desta quinta-feira, e conquistou uma grande vitória pela Copa Sul-Americana.
Em Assunção, Paraguai, La Bestia Negra mostrou seu histórico poderio nos gramados da América do Sul e venceu o Libertad por 2 a 0 pelo duelo de ida das quartas de final da competição continental.
Com gols de Kaio Jorge e Lautaro Díaz, ainda no primeiro tempo da partida, o Cabuloso sai na frente na disputa pela vaga nas semifinais.
O jogo no tradicional estádio Defensores del Chaco começou com o Cruzeiro bem. O time celeste buscou a iniciativa de ataque desde os primeiros minutos e, assim, foi assumindo o controle da partida.
A primeira boa chance celeste aconteceu após ótima jogada individual de Matheus Henrique, que foi costurando e passou por três marcadores do Libertad na intermediária antes de tocar para Marlon.
O lateral-esquerdo chutou cruzado pelo lado esquerdo da área e viu a bola passar perto do gol.
Com o passar dos minutos, o Cruzeiro conseguiu controlar as principais ações do jogo e não permitia que o Libertad ficasse muito com a bola.
Aos 19 minutos, William recebeu pela direita e fez belo lançamento em profundidade para o ataque. Kaio Jorge fez leitura perfeita da jogada, além de fazer o deslocamento com eficiência.
O centroavante penetrou a área e chutou de primeira, com a bola ainda no ar, surpreendendo o goleiro do Libertad e colocando a bola no fundo da rede.
O assistente até levantou a bandeira, apontando impedimento, mas a revisão do VAR confirmou que Kaio realmente havia partido de trás do último defensor de linha. Portanto, Cruzeirão na frente!
O Cabuloso seguiu tendo boa atuação no decorrer do primeiro tempo e quase ampliou com Gabriel Veron.
O atacante ganhou a disputa com dois marcadores após lançamento para dentro da área, ajeitou bem, mas ficou sem ângulo e chutou em cima do goleiro Martin Silva.
No rebote, a bola ia entrando, mas o defensor do Libertad deu a vida e conseguiu dar um carrinho para isolar a bola pela linha de fundo.
Mas aos 48 minutos, Lautaro Díaz não perdoou. Em um rápido contragolpe, Veron lançou para o atacante argentino, que colocou a velocidade em ação para vencer a defesa do Libertad e finalizar com perfeição, encobrindo o goleiro adversário. Golaço no Defensores del Chaco!
Após um ótimo 2 a 0 na primeira etapa, o Cruzeiro voltou para o segundo tempo buscando manter o bom desempenho.
No entanto, o Libertad teve alterações na equipe e foi para cima para tentar diminuir o placar e voltar para a disputa.
A equipe paraguaia conseguiu criar algumas situações de perigo, especialmente com o veterano Roque Santa Cruz, que entrou na segunda etapa e deu trabalho para a defesa celeste nos primeiros minutos.
Aos poucos, o Cruzeiro retomou o controle do jogo após modificações feitas pelo técnico Fernando Seabra.
Na reta final, o time celeste conseguiu criar duas excelentes chances para ampliar o saldo da vitória.
Primeiramente, após um contra-ataque em que Matheus Henrique tocou na medida para Kaiki, mas o lateral chutou muito forte e viu a bola subir. Depois, Álvaro Barreal recebeu um lindo lançamento de Peralta para marcar o terceiro gol. O meia-atacante conduziu livre e ficou cara a cara com o goleiro, mas, ao escolher o canto, viu seu chute ir para fora. Com isso, o placar ficou mesmo em 2 a 0.
Com o excelente triunfo fora de casa, o Cruzeiro agora terá a força da Nação Azul no Mineirão para sacramentar a classificação para as semifinais da Copa Sul-Americana. A partida decisiva contra o Libertad está marcada para a próxima quinta-feira, às 21h30, no Gigante da Pampulha.
Antes disso, porém, o Cruzeiro tem um compromisso pelo Campeonato Brasileiro. O time celeste irá até a capital do Mato Grosso para encarar o Cuiabá em partida válida pela 27ª rodada da competição nacional. O duelo acontecerá no domingo, às 18h30, na Arena Pantanal.
FICHA DA PARTIDA: Libertad (PAR) 0x2 CRUZEIRO
MOTIVO: Copa Sul-Americana - Quartas de Final (ida)
DATA: 19/09/2024
LOCAL: Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai
ÁRBITRO: Gustavo Tejera (CONMEBOL/URU).
ASSISTENTES: Martin Soppi (CONMEBOL/URU) e Pablo Llarena (CONMEBOL/URU).
ÁRBITRO DE VÍDEO: Andres Cunha (CONMEBOL/URU).
GOLS: Kaio Jorge, aos 19min do 1ºT, e Lautaro Díaz, aos 48min do 1ºT (Cruzeiro).
ASSISTÊNCIAS - CRUZEIRO: William, aos 18min do 1ºT.
CARTÕES AMARELOS: Gabriel Veron e João Marcelo (Cruzeiro) / Iván Ramírez e Néstor Giménez (Libertad).
CRUZEIRO
Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba (Kaiki) e Marlon; Lucas Romero (Fabrizio Peralta), Matheus Henrique e Matheus Pereira (Mateus Vital); Gabriel Veron (João Marcelo), Lautaro Díaz (Álvaro Barreal) e Kaio Jorge.
Técnico: Fernando Seabra
LIBERTAD
Martin Silva; Iván Ramírez (Luis Cardozo), Diego Viera, Néstor Giménez e Matias Espinoza; Hernesto Caballero, Hugo Martínez (Álvaro Campuzano) e Ruben Lezcano (Héctor Villalba); Alejandro Silva, Marcelo Fernández (Roque Santa Cruz) e Gustavo Aguilar.
Técnico: Daniel Garnero
------------------------
Por Assessoria de Comunicação