Com informações do site oficial do Cruzeiro Esporte Clube
O Cruzeiro tem mais uma decisão pela frente na Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, às 21h, o time celeste recebe a Universidad Católica, do Equador, para decidir quem será o líder do grupo B da competição.
No Mineirão, o Cabuloso precisa vencer para alcançar a liderança e, consequentemente, a vaga direta nas oitavas de final.
Os times chegam para a rodada final brigando diretamente pelo primeiro lugar do grupo. No momento, a Universidad Católica lidera com 11 pontos e jogará por um empate.
O Cruzeiro, com nove, conseguirá superar o time equatoriano em caso de vitória.
O Cruzeiro teve um período considerável de preparação para o jogo decisivo. Após o triunfo sobre o Unión La Calera (CHI), no último dia 16, o Cruzeiro não teve mais jogos por conta da paralisação do Campeonato Brasileiro. Desde então, o elenco celeste permaneceu trabalhando forte na Toca da Raposa 2.
Dentre os convocados para o compromisso final da fase de grupos da Sul-Americana, a grande novidade é o retorno do jovem Japa. O meio-campista, plenamente recuperado de um edema muscular na coxa esquerda, treinou normalmente com o elenco celeste nas últimas semanas e volta a ser relacionado.
Para a decisão desta quinta-feira, o Cruzeiro sofreu uma baixa por ordem médica. O atacante Arthur Gomes teve diagnosticado um edema muscular na coxa esquerda e desfalcará a equipe celeste.
Além dele, o atacante Juan Dinenno, que vinha se recuperando de um edema muscular na região adutora da coxa esquerda, relatou queixas na região do púbis nos últimos dias.
Após um processo criterioso de exames e testes, foi identificada a necessidade de um procedimento cirúrgico na região. A cirurgia foi realizada com sucesso nessa quarta-feira.
No departamento de saúde, também segue em recuperação o meio-campista Mateus Vital, após intervenção cirúrgica em seu ombro direito.
O atacante Rafael Bilu, em recuperação de uma grave ruptura no tendão de aquiles da perna esquerda, sofrida no ano passado, segue cumprindo a etapa de transição e já faz parcialmente alguns trabalhos junto ao elenco nos treinamentos.
Nesta quinta-feira, o Cruzeiro fará uma ação com o goleiro Cássio no Mineirão. No pré-jogo contra a Universidad Católica, será revelada a numeração que será utilizada pelo novo goleiro cabuloso. Ainda no aguardo da abertura da janela de transferências de inverno, Cássio ainda não está à disposição para as partidas da equipe.
Na história: Cruzeiro x Universidad Católica
Após enfrentar a Universidad Católica pela primeira vez, no início do mês passado, o Cruzeiro volta a confrontar a equipe da cidade de Quito. Desta vez, o time celeste fará seu primeiro jogo como mandante contra o time equatoriano.
Anteriormente, La Bestia Negra enfrentou outros quatro times do Equador, todas as ocasiões sendo pela Copa Libertadores.
O primeiro duelo da história contra uma equipe equatoriana aconteceu no saudoso ano de 1976. Pela Copa Libertadores, o Cabuloso superou a LDU duas vezes – por 3 a 1, em Quito, e por 4 a 1, no Mineirão – na campanha que consagraria o Cruzeiro como campeão da América pela primeira vez.
O retrospecto contra equipes equatorianas continuou bastante positivo nas décadas seguintes. No total, incluindo o primeiro duelo contra a Universidad Católica, são 8 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas em 13 partidas já realizadas. O Cabuloso anotou 22 gols nesses confrontos e sofreu 9 gols.
Ingressos
O Cabuloso terá o Mineirão tomado pela Nação Azul na decisão desta quinta-feira. Mais de 50 mil torcedores já garantiram ingresso para a partida contra a Universidad Católica.
Ainda há bilhetes disponíveis nos setores Laranja Superior, Vermelho Superior, Roxo Superior e Roxo Inferior.
CLIQUE AQUI para conferir todo o detalhamento das vendas e garantir sua presença no Gigante da Pampulha!
CONFRONTO: CRUZEIRO x Universidad Católica (EQU)
DATA: 30/05/2024
HORÁRIO: 21h
MOTIVO: Copa Sul-Americana – Grupo B, 6ª rodada
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte
TRANSMISSÃO: Paramount+
>> RETROSPECTO: Cruzeiro contra equipes equatorianas
13 jogos (8 vitórias, 3 empates e 2 derrotas)
22 gols marcados / 9 gols sofridos
-------------------------------
Por Assessoria de Comunicação