Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

“Transformando Vidas”: Cooperativa atualiza sua identidade institucional

Em 2023, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce iniciou a maior revisão de Planejamento Estratégico de sua história
Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Foto: Divulgação Cooperativa
quarta-feira, 11 setembro, 2024

Em 2023, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce iniciou a maior revisão de Planejamento Estratégico de sua história, visando aprimorar sua gestão e alcançar resultados ainda mais expressivos.

A partir da revisão, a Cooperativa atualizou sua identidade institucional, alinhando a ideologia da instituição aos novos objetivos de crescimento e desenvolvimento.

 A nova identidade institucional traz os seguintes tópicos:

 Propósito: Transformar Vidas!

 Missão: Desenvolver cooperados, clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade, por meio da integração da cadeia de valor com o objetivo de gerar negócios e resultados.

 Visão: Ser uma Cooperativa referência na transformação da vida das pessoas, garantindo a perenidade dos seus negócios.

 Valores: Atitude de dono; Credibilidade; Equidade; Ética; Simplicidade; Sustentabilidade.

 A principal mudança foi a inclusão do novo propósito, destacando que promover impacto positivo e evolução na vida das pessoas é o objetivo central de cada ação desenvolvida pela Cooperativa, seja no campo ou na cidade.

A revisão estratégica teve início a partir da participação efetiva da Cooperativa no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

A revisão de planejamento estratégico está sendo realizada com o suporte da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), e da Fundação Dom Cabral, uma das principais escolas de negócios do mundo.

image 56

Foto: Divulgação Cooperativa

O processo engloba todos os setores da Cooperativa, e vem promovendo mudanças estruturais com base em novas técnicas e metodologias que visam o aprimoramento dos resultados na rentabilidade, produtividade e qualidade, além da inserção de novas tecnologias.

Com a evolução em administração, os gestores da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce têm tido oportunidades de participar treinamentos de alto nível em viagens internacionais juntamente com o Sistema Ocemg. O diretor-presidente da instituição, João Marques, esteve em sete etapas da Trilha Internacional do Conhecimento, realizadas em Portugal, Suíça, Irlanda, Dinamarca, França, Inglaterra, e mais recentemente nos Estados Unidos. O programa visa a evolução de líderes cooperativistas a partir de visões inovadoras de gestão e negócios.

Através do executivo institucional, Gilmar de Oliveira, a Cooperativa também está participando do Coop Management Program. O projeto faz parte do Lídercoop, e proporciona uma formação de qualidade, eficaz e devidamente atualizada em estratégias organizacionais para os participantes. Além disso, o diretor-vice-presidente, Fernando Ferreira, o executivo industrial, Cláudio Oliveira, e o gerente administrativo, Wilian Salvador estão participando do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes (PDD).

“Ser gestor de uma instituição como a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce é algo que exige uma busca constante por evolução, e felizmente estamos conseguindo isso através do Sistema Ocemg e da Fundação Dom Cabral. Cada viagem e capacitação que fazemos, nos proporciona conhecimentos e aprendizados que estão gerando mudanças reais em nossa instituição. Isso representa transformação nas vidas dos nossos cooperados, colaboradores, clientes e todos que estão de alguma forma vinculados à Cooperativa.”, afirma João Marques.

O que é o Sistema Ocemg?

O Sistema Ocemg é a união de duas instituições, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG). Com a junção, o Sistema Ocemg é responsável pela representação sindical-patronal, política e de defesa do cooperativismo no estado, além de executar diversas ações de formação profissional e monitoramento e promoção social das cooperativas de Minas.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu