Na última quinta-feira, dia 31 de outubro, Belo Horizonte recebeu o Encontro Minas – A Casa do Leite, realizado pelo Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Minas Gerais (Silemg), na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).
A celebração contou com as presenças de líderes políticos e empresariais, onde foi debatido o desenvolvimento da indústria láctea e sua importância para o estado. No mesmo dia, também foi realizada a Assembleia Geral do Silemg.
A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce esteve no evento, representada pelo diretor-presidente, João Marques, e o diretor-vice-presidente, Fernando Ferreira. A programação do evento teve palestras com temáticas relacionadas à inserção de novas tecnologias na cadeia produtiva do leite, como os “Impactos da Inteligência Artificial nos Negócios”, ministrada pelo CEO da Morada.AI, Ramon Azevedo, “Automação: Desafios e Soluções”, com o diretor de vendas da Sealed Air para a América Latina/Cryovac, e “Mercado do Leite e Derivados”, com Eduardo Nascimento, gerente de suprimentos da Leites Jussara.
Durante a Assembleia, a diretoria do Silemg apresentou a proposta orçamentária para o exercício 2024, retificativo para 2025 e o plano de ações. O Silemg rendeu homenagens a pessoas importantes para o mercado lácteo em Minas Gerais, que obtiveram destaque em suas atividades. Dentre os homenageados, estiveram os coordenadores regionais, incluindo João Marques, que é coordenador da regional Governador Valadares/Alto Caparaó. Na homenagem, o presidente do Silemg, Guilherme Abrantes, reconheceu a “liderança e dedicação na coordenação das reuniões de mercado das regionais”.
“Aprender e debater sobre o futuro da nossa atividade é extremamente importante, é um setor de gera cerca de 1 milhão de empregos, e Minas Gerais é responsável pela produção de 9,4 bilhões de litros de leite por ano. E sobre as homenagens, receber esse reconhecimento de uma instituição como o Silemg reforça que o nosso trabalho no Vale do Rio Doce está alinhado com o desenvolvimento e com a sustentabilidade da cadeia produtiva do leite em nosso estado”, afirma o diretor-presidente da Cooperativa, João Marques.
Fotos: Divulgação/Cooperativa