Na tarde da última quarta-feira (17), estiveram reunidos no auditório da sede arrendada pela Cooperativa os cooperados assistidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (AT&G).
O projeto é realizado pela Cooperativa em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) a fim de desenvolver técnica e economicamente os produtores rurais e suas famílias.
Fotos: Divulgação Cooperativa
O evento teve sua abertura realizada pelo gerente de Política Leiteira da Cooperativa, Alexandre Negri, que convidou a todos para um momento de oração, na sequência expressou a importância do AT&G tanto para a Cooperativa quando para a promoção de qualidade de vida de seus cooperados.
Seguindo a programação o diretor presidente da Cooperativa, João Marques, saudou a todos com boas-vindas, destacou a relevância do programa e apresentou informações dos desdobramentos do movimento “Minas Grita Pelo Leite” e os resultados da reunião realizada em Brasília neste mês de abril.
“Estivemos reunidos com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MIDC), Geraldo Alckmin, e com o ministro do desenvolvimento, Paulo Teixeira, na oportunidade discutimos assuntos como a importação de lácteos e medidas emergências e estruturais da cadeia produtiva do leite, lá tratamos de assuntos essenciais para o desenvolvimento da atividade agropecuária.” Explicou.
Na sequência o supervisor técnico regional, Ricardo Lignani, agradeceu a presença de todos e o apoio da Cooperativa e da equipe técnica da instituição.
Na oportunidade apresentou a equipe de campo do AT&G e os trabalhos realizados por cada integrante. Também destacou os cinco parâmetros para a condução do programa dentro das fazendas.
Além disso, apresentou o Sistema Faemg, seus benefícios e sua importância para o desenvolvimento do homem do campo e afirmou “é com grande prazer que hoje apresentamos os resultados crescentes aos cooperados assistidos pelo AT&G.”
Para apresentação dos indicadores zootécnicos contamos com participação dos técnicos do AT&G, Rafael Franco e Roberto de Oliveira, ambos responsáveis por assistir os produtores em suas atividades.
Fotos: Divulgação Cooperativa
Rafael Franco, iniciou as explicações dos indicadores de seu grupo - fundado em 2019 -, e na sequência Roberto de Oliveira, que acompanha o segundo grupo do programa fundado em 2023.
Durante suas explanações os técnicos explicaram sobre a taxa de giro do capital; lucratividade; taxa de retorno do capital com terra; produtividade em litros e hectares por ano; percentual de vacas em lactação; percentual de vacas no rebanho; litros por vaca em lactação e litros por vaca total.
Além disso, apresentaram os destaques e sucessos alcançados na parte técnica, tais como: projeto de irrigação, piquete para pastejo rotacionado, silagem de grão úmido e cria e recria de bezerra.
A realização de momentos como esses demonstram a importância da Cooperativa e do Senar enquanto uma escola na construção de conhecimentos e técnicas.
“Nesses encontros os produtores têm acesso de forma anônima aos resultados individuais dos participantes e do grupo, então eles começam a analisar o porquê alguns integrantes estão tendo mais sucesso na atividade do que outros, o que estão fazendo de diferente, onde estão acertando e deixando de acertar. Sem dúvida essa é uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e conhecimentos.” Explica Roberto Oliveira.