Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Assembleias Históricas: Cooperativa realiza Assembleias Geral Ordinária e Extraordinária e devolve Capital Social a cooperados

Assembleia discutirá temas essenciais para a cooperativa e marcará um momento histórico com a devolução de capital social a 34 cooperados
O presidente da Cooperativa, João Marques, disse que vai reconhecer os produtores que há mais de 50 anos são associados à Cooperativa. Foto: Divulgação Cooperativa
segunda-feira, 24 março, 2025

Na próxima segunda-feira (31/3), a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce realizará suas Assembleias Geral Ordinária e Extraordinária no galpão ao lado de seu Armazém, situado na BR-116, KM 415, bairro Planalto, em Governador Valadares. A primeira chamada será às 11h, a segunda às 12h e a terceira às 13h. A Assembleia é um dos momentos mais importantes para uma cooperativa, pois é quando os cooperados exercem seu poder de decisão e garantem a transparência na gestão.

Durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), serão discutidas pautas essenciais para a administração da cooperativa, como: prestação de contas do Conselho de Administração referente ao exercício de 2024, eleição e posse dos membros do Conselho Fiscal, apresentação do Relatório de Gestão e do Balanço Patrimonial, Destinação das Sobras (resultado financeiro) e outros assuntos de interesse social.

O diretor vice-presidente, Fernando Ferreira, ressalta a importância das assembleias para a cooperativa, especialmente da AGO.

“É o momento de apresentar os resultados da nossa Cooperativa e mostrar aos cooperados tudo o que foi realizado ao longo do ano, que não foi pouca coisa. O ano de 2024, com certeza, foi desafiador para a nossa cadeia produtiva, mas trabalhamos muito para tornar a atividade leiteira sustentável”, afirma.

Já durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que ocorrerá no mesmo dia, serão discutidos temas como a alteração do Estatuto Social da instituição e o Ato Solene – um fato histórico – no qual a Cooperativa devolverá a 34 cooperados seu capital social acrescido dos resultados auferidos ao longo dos anos, que representa a soma das quotas-partes dos cooperados, ou seja, o valor que cada associado investe para fazer parte da cooperativa e com o seu fortalecimento beneficiando de todos os associados.

Para o diretor-presidente da cooperativa, João Marques, este é um dos momentos mais solenes de sua trajetória na instituição, que já soma mais de 20 anos.

“Durante a Assembleia Extraordinária, nós teremos a oportunidade de fazer justiça. Vamos devolver aos cooperados com mais de 80 anos de idade e mais de 15 anos de associação ininterrupta o dinheiro que eles confiaram à Cooperativa quando ingressaram na instituição. Neste dia, reconheceremos produtores que há mais de 50 anos são associados a esta casa. Estamos cumprindo o que está expresso em nosso estatuto, mas, quando digo fazer justiça, é porque estamos propondo uma reforma no estatuto para que o cooperado tenha acesso a esse direito a partir dos 60 anos de idade. Dessa forma, ele poderá usufruir desse investimento com saúde e junto à sua família. Durante as pré-assembleias, tenho dito que estou realizando um sonho. Se eu encerrasse minha carreira hoje, terminaria com a sensação de dever cumprido e com um sentimento de alegria por estar realizando um dos feitos mais nobres desta Cooperativa: devolver o resultado que cada um desses cooperados ajudou a construir aos verdadeiros donos da Cooperativa, os cooperados, principalmente aqueles que acreditaram lá atrás que esse negócio iria prosperar e se tornar o que é hoje. Graças a Deus, Ele está me permitindo realizar isso”, celebra.

Durante a AGE, os 34 cooperados serão homenageados com a Medalha Luiz de Castro Côrtes. Essa honraria reconhece o legado do saudoso associado Luiz de Castro Côrtes, primeiro presidente da entidade, que sempre esteve à frente de seu tempo, contribuindo de maneira significativa para a existência da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. A medalha é conferida anualmente por ocasião da Assembleia Geral Ordinária (AGO) ao cooperado considerado "Em Destaque", segundo critérios definidos pelo Conselho de Administração. Em 2025 – os critérios foram cooperados com mais de 80 anos de idade e com mais de 15 anos de associação ininterrupta que fazem parte do quadro social da Cooperativa.

No dia 31 de março, com a devolução do capital aos 34 associados, mudança estatutária e aprovação das propostas será cerca de oito milhões de reais na economia local. Ao analisar a trajetória desses cooperados, os mais antigos da instituição, desde 2008 até os dias atuais, apenas esse grupo já recebeu da Cooperativa mais de R$ 2.300.000,00. Esses números demonstram a força do cooperativismo e como esse modelo de negócio fortalece aqueles que acreditam nele como a melhor solução para o desenvolvimento de suas atividades.

Entenda o que são quotas-partes

As quotas-partes do capital social de uma cooperativa são as contribuições financeiras feitas pelos associados ao ingressarem na cooperativa. Essas quotas são fundamentais para o funcionamento e desenvolvimento da cooperativa, pois representam a principal fonte de recursos para suas operações.

Serviço

Evento: Assembleias Geral Ordinária e Extraordinária
Data: 31/03/2025
Horário: 13h
Local: BR-116, KM 415, bairro Planalto, em Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu