Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Exclusivo! CNU 2025 terá chamada pública e pode ter nova banca

Com exclusividade, Qconcursos Folha Dirigida apurou que o MGI prepara uma chamada pública para definir a banca do CNU 2025. Saiba mais!
Novo CNU é confirmado pela ministra do MGI, Esther Dweck, e pode sair em março. Foto: Bruna Somma/Qconcursos Folha Dirigida
quinta-feira, 13 março, 2025

Com informações do site oficial QConcursos Folha Dirigida

Os preparativos para a segunda edição do CNU estão em andamento e o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) já demonstra avanços, especialmente na definição da banca organizadora.

Até então, havia muitas dúvidas sobre esse processo, incluindo a possibilidade de o governo simplesmente prorrogar o contrato com a Fundação Cesgranrio, considerando o curto prazo para a realização do concurso.

No entanto, segundo uma fonte ligada ao Governo Federal, o MGI optou por realizar uma chamada pública para a escolha da banca organizadora. A previsão é que o edital desse processo seja lançado em abril.

Com essa decisão, o governo demonstra interesse em analisar propostas de diferentes bancas antes de definir qual será responsável pelo concurso.

Esse novo procedimento pode impactar o cronograma inicialmente previsto para o CNU 2025, já que a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, havia indicado que o edital seria publicado ainda no primeiro trimestre do ano, ou seja, até março.

Ao ser questionada sobre esse prazo, a fonte consultada pelo Qconcursos Folha Dirigida considerou improvável que o edital seja publicado ainda em março, devido aos trâmites burocráticos pendentes.

"Acho difícil [sair em março], mas não impossível. A burocracia às vezes faz milagres", disse.

É importante ressaltar que a chamada pública não exclui a Fundação Cesgranrio da disputa. A banca ainda pode ser escolhida, mas, terá concorrência com outras organizadoras interessadas no processo.

Votação do Orçamento pode acelerar preparativos

sanção do Orçamento de 2025 pode acelerar ainda mais o planejamento da segunda edição do Concurso Nacional Unificado. A votação está marcada para a próxima terça-feira, dia 18.

O MGI considera que esse é um dos principais fatores responsáveis pelo atraso nos preparativos do CNU, já que o Orçamento define a estimativa para nomeações e novos concursos federais.

Inicialmente, a votação estava prevista para fevereiro, mas foi adiada para este mês.

Com a aprovação e sanção do Orçamento de 2025, será possível definir a oferta de vagas do novo Concurso Nacional Unificado.

Esse tem sido um dos entraves, por exemplo, para que o MGI autorize novos concursos federais, os quais podem ampliar a lista de órgãos participantes da segunda edição do CNU.

Em entrevista exclusiva ao Qconcursos Folha Dirigida, o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Junior, destacou que a realização do próximo CNU depende da aprovação do Orçamento pelo Congresso Nacional, pois somente após essa definição será possível determinar o número de vagas que poderão ser autorizadas.

Órgãos cotados para o CNU 2025

Embora a lista oficial de órgãos participantes do Concurso Nacional Unificado 2025 ainda não tenha sido fechada, pelo menos seis instituições já demonstraram interesse e devem integrar a nova edição do concurso.

Todos esses órgãos já receberam autorização para realizar concursos públicos e confirmaram, em resposta ao Qconcursos e à Folha Dirigida, a intenção de aderir ao CNU. São eles:

Além desses, o Ministério da Saúde informou que ainda avalia a possibilidade de aderir ao CNU 2025. A pasta já conta com autorização para preencher 319 vagas efetivas.

Novas carreiras transversais no CNU

A ministra Esther Dweck também revelou que duas novas carreiras transversais do Governo Federal devem ser incluídas na próxima edição do CNU. São elas:

  • Analista técnico de Justiça e Defesa;
  • Analista técnico de Desenvolvimento Socioeconômico.

Ambos os cargos exigem formação de nível superior e oferecem salários iniciais próximos de R$ 9 mil. No entanto, a autorização para essas seleções ainda depende da aprovação do Orçamento pelo Congresso Nacional.

Outra função que deve ser contemplada no CNU 2025 é a de analista-técnico administrativo (ATA), que já conta com aval para 28 vagas.

Por fim, vale destacar que novos órgãos que receberem autorização para concursos em 2025 ainda poderão manifestar interesse em participar do CNU.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu