Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Escala 6x1: como o tema pode ser cobrado em concursos?

Professor Vinicius Mota revela se fim da escala 6x1 pode ser cobrado em concursos. Descubra!
Fim da escala 6x1 pode ser tema de concurso? Descubra! (Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil)
quarta-feira, 13 novembro, 2024

Com informações do site QConcursos Folha Dirigida

A proposta de emenda constitucional (PEC) que sugere o fim da escala 6x1 de trabalho tem gerado grande repercussão tanto nas redes sociais quanto no Congresso Nacional. Mas você sabia que o tema pode aparecer em provas de concursos?

A iniciativa, da deputada Erika Hilton (PSOL), propõe a extinção da jornada de trabalho 6x1 que consiste em 6 dias de trabalho e 1 dia de descanso, com a redução da jornada máxima de 44 para 36 horas semanais. 

É proposto também a distribuição da jornada em quatro dias de trabalho, com três dias de folga. 

Atualmente, a deputada está recolhendo assinaturas para protocolar o texto na Câmara dos Deputados, sendo necessário o apoio de pelo menos 171 dos 513 deputados.

Chegou a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!

Afinal, como o fim da escala 6x1 pode cair em concursos públicos?

O professor de Direito do Trabalho, Vinícius Mota, explica que:

“O tema pode ser cobrado em redação ou atualidades, uma vez que as bancas têm cobrado assuntos relacionados à precarização do trabalho. A proposta busca justamente garantir condições mais dignas de trabalho e lazer”

Além disso, se a PEC for aprovada e incorporada à legislação, o tema também poderá ser abordado na disciplina de Direito do Trabalho, principalmente em provas para técnicos e analistas nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), Magistratura do Trabalho, Ministério Público do Trabalho (MPT), Auditoria-Fiscal do Trabalho e Procuradorias Municipais.

Para entendermos o que seria o fim da escala de trabalho 6x1 (trabalha 6 dias e tem 1 de descanso), o professor Vinicius Mota explica o que significa essa jornada. 

“Atualmente, na Constituição, nós temos dois parâmetros, 8 horas de trabalho por dia e 44 horas de trabalho na semana. Isso pode resultar num ajuste em que a pessoa trabalhe 6 dias na semana, por exemplo, de segunda à sexta, 8 horas, perfazendo 40 horas, e mais 4 horas no sábado, totalizando 44 horas”. 

O professor Vinicius Mota ainda explica que:

“Não se trata apenas de uma redução das 44 horas para 36 horas. O que se debate é a inclusão no texto constitucional de um parâmetro  em relação ao número de dias máximos trabalhados na semana, 4 dias. É isso que está sendo debatido, pelo menos no texto original”. 

carteira de trabalho marcello casal agencia brasil

Fim da escala 6x1 pode ser tema de concurso? Descubra! (Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil)

Cabe destacar que, como o texto consiste em uma proposta, pode ainda sofrer alterações. 

“Por isso é muito importante acompanhar os desenvolvimentos desse tema, que tem pautado os debates na sociedade brasileira atualmente”, acrescenta o professor. 

Dessa forma, os interessados em conquistar uma vaga no setor público devem ficar atentos às mudanças legislativas e à tramitação da proposta, que ainda pode sofrer alterações no Congresso Nacional.

>>> Quer saber tudo que envolve o mundo de concursos? Entre no grupo do WhatsApp e fique atento!

Como estudar atualidades para concursos?

Atualidades é uma disciplina recorrente em diversos concursos públicos e, assim como outras, deve ser estudada. Veja algumas dicas para estudar esse tema:

  • Estudar continuamente mesmo após antes da publicação de editais;
  • Acompanhar diariamente as notícias para manter-se informado;
  • Focar em temas que tiveram maior destaque ao longo do ano.

Assista aula gratuita sobre atualidades para concursos:

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu