Com informações do site oficial QConcursos Folha Dirigida
Autorizado na última semana, o novo concurso PF para a área Policial tem previsão de nomeações para este ano, com os provimentos programados para dezembro.
A informação foi divulgada em uma nota técnica elaborada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), por meio da Secretaria de Orçamento Federal (SOF).
No documento, o órgão confirma a disponibilidade orçamentária para o concurso, atendendo a uma solicitação do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Segundo o MPO, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 já reserva recursos suficientes para a realização do concurso e a nomeação de mil policiais federais ainda este ano, conforme previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025.
A nota técnica, à qual o Qconcursos Folha Dirigida teve acesso na íntegra, apresenta a estimativa de impacto financeiro com a realização do concurso, detalhando as despesas previstas para o concurso da Polícia Federal.

É importante destacar que o concurso da Polícia Federal foi anunciado com um total de 2 mil vagas.
No entanto, conforme declaração da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, apenas mil nomeações serão realizadas de forma imediata ainda este ano.
As demais mil vagas devem ser preenchidas em 2025, por meio da convocação de excedentes.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública chegou a indicar a realização de um novo concurso PF em 2026, com a publicação de um novo edital e a autorização para as mil vagas restantes.
Fontes do Governo Federal, porém, sustentam que será um único edital, contemplando mil nomeações imediatas em 2025 e mil excedentes para o ano seguinte.