Com informações do site oficial QConcursos Folha Dirigida
Um dia após o anúncio da banca organizadora, a autorização do concurso Diplomata 2025 foi oficialmente publicada e confirma a oferta de 50 vagas para a carreira diplomática.
O aval consta no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 8, e também confirma a redução do prazo entre a publicação do edital e a aplicação da prova, que será de apenas dois meses. O edital deve ser divulgado nos próximos dias.
De acordo com a autorização, essa redução se deve à necessidade de compatibilizar o encerramento do concurso com o cronograma de atividades do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Instituto Rio Branco para os anos de 2025 e 2026.
Vale destacar que o termo de referência utilizado para a contratação do Cebraspe como banca organizadora já previa a publicação do edital até 15 de maio, com a primeira fase do concurso marcada para julho.
Confira abaixo o cronograma previsto para o concurso Diplomata:
- Publicação do edital de abertura: 1ª quinzena de maio de 2025
- Período de inscrições: 2ª quinzena de maio de 2025
- Aplicação da prova da 1ª Fase: 1ª quinzena de julho de 2025
- Aplicação das provas da 2ª Fase: 1ª quinzena de agosto de 2025
- Avaliação biopsicossocial / Comissão de Heteroidentificação: 2ª quinzena de outubro de 2025
- Homologação do resultado final: 1ª quinzena de novembro de 2025
A banca responsável pela organização do concurso para a carreira de diplomata será o Cebraspe. A expectativa é de que o contrato com a instituição seja assinado o quanto antes, permitindo que o Ministério das Relações Exteriores cumpra o cronograma previsto.
A carreira exige nível superior completo em qualquer área de formação. A remuneração inicial é de R$21.926,98, valor que já inclui o auxílio-alimentação de R$1 mil pago aos servidores federais.