Com informações do site oficial QConcursos Folha Dirigida
A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) dos professores será realizada em outubro. O prazo foi confirmado nesta quinta-feira, 13, pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), Manuel Palacios.
Ele participou de um painel durante o "Encontro Anual Educação Já 2025", organizado pela ONG Todos Pela Educação.
O concurso unificado dos professores será realizado por meio da Prova Nacional Docente (PND).
De acordo com o presidente do Inep, no momento, os preparativos estão na etapa de adesão das redes de Educação municipais e estaduais à prova.
"Nós estamos no processo de adesão, que vai até 17 de abril. Estamos prevendo um processo de inscrição do candidato a partir de junho. A prova está prevista para acontecer em outubro e os resultados serão entregues a estados e municípios em dezembro", afirmou Palacios.
Inicialmente, de acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), a prova seria realizada em novembro. Porém, seguindo a declaração do presidente do Inep, o prazo foi adiantado.
Todas as secretarias de educação estaduais, distrital e municipais estão aptas a aderir à Prova Nacional Docente.
A PND poderá ser usada como etapa única ou complementar nos concursos públicos para professor, a depender da decisão de cada ente federativo.
A proposta do Ministério da Educação é disponibilizar uma prova única, que pode ser usada pelos entes federativos para o recrutamento de professores.
Cada ente irá determinar, no edital do concurso, se haverá etapas adicionais, como provas práticas e cursos de formação.
Prepare-se de forma ilimitada para o concurso dos seus sonhos com o Qconcursos. Acesse aqui e confira!
Como funcionará o CNU dos professores?
De acordo com o MEC, a Prova Nacional Docente ocorrerá por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) licenciaturas, que passou a ser anual, desde 2024.
"Nós vamos ter uma prova que terá um terço lidando com questões pedagógicas de alcance geral, transversais a todas as Licenciaturas, e dois terços com cada área específica de conhecimento", disse o presidente do Inep.
No ano passado, a prova do Enade licenciaturas teve a seguinte estrutura:
- Componente de Formação Geral, comum a todas as licenciaturas: com 27 questões de múltipla escolha, com objetivo de evidenciar a compreensão de temas essenciais à prática pedagógica, contextualizados a partir da legislação educacional e da realidade cultural brasileira.
- Componente Específico, para cada área de licenciatura: 37 questões, sendo 36 de múltipla escolha e uma discursiva.
O Inep é o organizador da prova do Enade e, agora, também da Prova Nacional Docente.
Mais de 250 mil concluintes de licenciatura são esperados para a prova deste ano e estarão elegíveis também para os concursos de estados e municípios. Além dos demais professores que queiram participar do processo.
O objetivo com a prova é estimular a realização de concursos públicos, com a redução de custos para a aplicação das provas e também garantir uma maior qualidade dos professores.
SME SP confirma adesão à prova e ao CNU professores
Os entes federativos devem sinalizar ao Ministério da Educação o interesse em usar a Prova Nacional Docente como uma etapa de seu concurso público.
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME SP) é a primeira a confirmar, publicamente, a adesão à PND.
"São Paulo vai sim aderir à Prova Nacional Docente, conte com o município da capital", disse o secretário municipal de Educação de São Paulo, Fernando Padula, durante o evento promovido pela ONG Todos Pela Educação nesta quinta, 13.
Segundo o secretário, o concurso da SME SP usará a Prova Nacional Docente como primeira etapa. Os candidatos ainda passarão por prova prática e curso de formação.
O Ministério da Educação já destacou que cada ente federativo será responsável por publicar os editais de seus concursos, explicando como será o processo de seleção. Existe a opção de usar apenas a nota da PND, como também aplicar etapas adicionais, como a prova prática.
O passo seguinte será a inscrição dos candidatos na Prova Nacional Docente, por meio do site do INEP. Em seguida, serão realizadas as provas e divulgados os resultados.
O CNU dos professores foi anunciado oficialmente em janeiro, em Brasília DF, durante o lançamento do programa Mais Professores para o Brasil.
O programa busca incentivar a docência e promover a valorização e a qualificação dos professores no país.