SAÚDE MENTAL I
Está fazendo cinco anos que teve início a Pandemia da Covid 19, 11 de março de 2020, e faz 10 anos que o Ministério da Saúde não publicava o Boletim Saúde Mental em Dados, que acaba de sair. O documento nos mostra como essa questão está sendo tratada no país e nos dá um panorama da saúde mental da população brasileira, sem contar que isso se traduz em transparência. O 13º Boletim Saúde Mental em Dados nos mostra que em 2024 alcançamos 3019 CAPS habilitados em todo país e com isso temos 2007, dos 5565 municípios brasileiros com uma unidade. Esse número nos deixa com 1,13 CAPS para cada 100 mil habitantes e nos coloca como uma das maiores redes públicas de cuidado em saúde men- tal internacionalmente.
SAÚDE MENTAL II
Pelo que ouvi dizer em Valadares, em breve, terá o CAPS III. No Brasil, saímos de 2209 CAPS em 2014, quando foi publicado o 12º Boletim, para os 3019 em 2024, um crescimento de quase 40%. Mas, mais importante que mais unidades é o Governo está investindo mais. O orçamento das Redes de Apoio Psicossocial cresceu 35% de 2022 para 2024. Esse crescimento acena com as melhorias necessárias como por exemplo mais unidades na Região Norte, onde a população ainda não está alcançada com o mínimo necessário. Uma coisa é certa, as Políticas Públicas de Saúde precisam priorizar e dar a atenção necessária à Saúde Mental.
SITUAÇÃO DE RUA
A realidade com relação às pessoas em situação de rua está cada vez mais crítica e em Governador Valadares a situação não é diferente. O número de pessoas parece que só cresce e as fobias e os preconceitos também. Mas, uma coisa me chamou atenção um dia desses, quando passei por alguns locais onde tradicionalmente havia barracas e estava limpo. O que será que aconteceu? Será que eles conseguiram ir para casa? Confesso que a limpeza me assustou e ao mesmo tempo me deixou encucada. Alguém tem a resposta?
ÁGUA DE VALADARES I
A Águas de Valadares segue fazendo o que quer e como quer. A Moacir Paleta segue com várias partes com o piso sem recuperação. E nas partes ditas recu- peradas, o piso está mais alto, principalmente onde não há asfalto. Onde é asfalto o serviço ficou muito ruim e em várias partes da Moacir Paleta já abriram pequenos buracos que acabaram virando grandes buracos e sobrando para a Prefeitura tampar. O SAAE e os Vereadores precisam cobrar um compromisso maior. Eu já não aguento mais ouvir tanta reclama- ção da Águas de Valadares nos jornais televisivos.
ÁGUA DE VALADARES II
Durante a campanha, o atual Prefeito fez duras críticas ao processo de concessão do serviço pela administração anterior. Minhas fontes dizem que ele não engole a Águas de Valadares. Parece que tem respirado fundo, mas, pelo que conheço do Coronel Sandro, deve estar procurando um jeito, legal, de exigir mais compromisso da empresa. Eu estou
aqui esperando, porque sei que alguma atitude vai vir. Se deixasse era perigoso ela querer assumir a paternidade da primeira Estação de Tratamento de Esgoto que foi inaugurada. Isso é obrigação contratual e só sai rápido assim, porque já estava praticamente pronta. Começou lá na época do segundo Governo Mourão. Pai é quem cuida, nesse caso o atual prefeito tem é que assumir mesmo, porque foi inaugurado no Governo dele.
ADOLESCÊNCIA I
A minissérie Adolescência da Netflix suscitou sentimentos e reflexões variadas que podem ser vistas no Instagram e no TikTok. Três dias depois de lançada eu assisti maratonando num domingo. Mas, confesso a vocês que o que mais me fez refletir foi a minha ignorância e o fato de estarmos falando de uma família comum. Eu não sabia o que era Incel, até assistir Adolescência. E, embora já tivesse ouvi- do falar de Redpill, não estava no meu vocabulário, nem na minha linha de informação. Mas, uma matéria recente do G1 listou dez termos sobre a cultura de ódio contra mulheres expostos pela série: black- pill, discord, reddit, misoginia, masculinismo, white knight, homens beta, MGTOW (Men Going Their Own Way), chad e stacy.
ADOLESCÊNCIA II
Agora imagine, eu sou uma pessoa bem informada, com acesso à informação, e com certo conhecimen- to. E nunca ouvi falar da maior parte desses termos. Agora imagine uma família como a da série, que lê menos, que está menos informada, que tem menos acesso às novas tecnologias, e que coloca alguma regra como poucas horas na tela, garante o filho na escola e acha que está tudo bem. A discussão vai muito além sobre a quantidade de horas que nos- sos filhos passam na escola. Bora buscar mais in- formação. E não aceitem não saber onde seus filhos navegam na Internet.
ENQUANTO ISSO
A semana começa com a Blitz da Saúde, realizada pelo Hospital Bom Samaritano, na Praça dos Pio- neiros, nesta segunda das 8h às 11h. Vai ter aferição, teste de glicemia e vacinas para colocar o cartão em dia... Quando você vê coisas sendo feitas no serviço público que poderiam estar sendo feitas há muito tempo, você fica como? Eu fico me perguntando por que até agora ninguém fazia?... Renato Fraga foi in- dicado ao Notable Brazilian Awards 2024/2025 que é realizado pelo jornal Brazilian Times. Na votação aberta para os indicados brasileiros ele está entre os mais votados com 456 votos como Gestor em saúde pública/privada e fundador do Hospital Bom Samaritano... Nesta segunda começa a Semana das Dores com missas às 5h45 todos os dias na Catedral de Santo Antônio...Vale tudo está maravilhosa. Ado- rei os primeiros capítulos. Fui e estou de coração aberto. Sem comparações, só gostando da trama e das interpretações... A Dengue está aí, mais forte que nunca e fazendo vítimas. Bora cuidar da nossa casa, das nossas plantas, da nossa família. Nada de água parada... Bora seguir colocando o cartão de vacinas em dia. Ótima semana com bons negócios a todos. Que o Brasil comece a funcionar... Sigo procurando ser feliz sem atribuir essa responsabilidade a ninguém, além de mim. Você acreditou n o primeiro vídeo do Felipe Neto? Eu não, kkkkkkk. Mas foi divertida a movimentação na Internet. Tinha gente perguntando se alguém tinha o link da nova rede social para participar....
#valorizesuasaudemental #democraciasempre #hostilidadenão #fakenewsnão #vacineosidosos #vacinaCovid #vacinaDengue #vacinese #peçaajuda
Valéria Alves é jornalista com 30 anos de profissão e proprietária da Óbvio Comunicação Integrada, empresa com 24 anos de mercado. Comunicóloga com graduação em Jornalismo e Publicidade & Propaganda (2001), Mestre em Gestão Integrada do Território (2020) pela Univale. Contato: valves@obvioci.com.br