Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

O esporte da família

Gi Xavier explica o que é o Ranch Sorting, esporte criado nos Estados Unidos, baseado na rotina dos trabalhadores que apartam o gado
Praticante do Ranch Sorting durante exibição na Expoagro GV 2004 - Foto: Ana Flávia Tragino
domingo, 14 julho, 2024

Uma modalidade de esporte que vem ganhando adeptos de diferentes idades, foi uma das atrações deste fim de semana durante a ExpoagroGV.

Cavaleiros e amazonas animaram o público na arquibancada com o “Ranch Sorting”, o esporte que ganhou o título de “esporte da família”, justamente por ser uma categoria que não exige alta intensidade, ela pode ser praticada tanto por crianças, quanto idosos, com isso, abre as portas para pais, filhos e avós participarem juntos.

Mas, como surgiu o Ranch Sorting?

Partindo do estilo western, a modalidade foi criada nos Estados Unidos entre 2006 e 2007, baseando-se na rotina diária dos trabalhadores em apartar o gado. Na lida diária de um vaqueiro, é comum a separação dos animais de um curral para o outro, seja para vacinação, pesagem ou marcação.

Uma equipe de dois cavaleiros trabalha contra o relógio para classificar o gado corretamente e conduzi-lo de um curral para o outro em ordem numérica, começando com um número aleatório chamado pelo juiz. A dupla que fizer em menor tempo, vence a prova.

“Estou muito feliz com a prova de Ranch Sorting aqui na ExpoagroGV, agradeço a União Ruralista Rio Doce e todos os parceiros que apoiaram a ideia de trazer esse esporte que é para toda a família, com chances para todos os níveis de competidores e diferentes raças de animais, como o mangalarga”, destacou Neto Ferreira, organizador da prova de Ranch Sorting na ExpoagroGV.

Essa é uma modalidade esportiva, onde os participantes se divertem e revezam as duplas na competição, o que exige um trabalho em equipe com sinergia e habilidade, para separar o gado correto e movê-lo na ordem certa.

Vale ressaltar a grande presença feminina nesse esporte, mulheres de diferentes idades têm se destacado, demonstrando habilidade, destreza e paixão pelos cavalos. Elas competem lado a lado com os homens, contribuindo ainda mais para a diversidade e o crescimento contínuo dessa modalidade emocionante, provando que sim, é mesmo o esporte da família.

O Ranch Sorting tem um apelo especial para os competidores e também para o público que assiste e torce. Sua natureza leve e dinâmica, o torna um esporte agradável de se assistir, com cavaleiros e amazonas trabalhando em harmonia com seus cavalos. A emoção de ver o gado sendo separado com habilidade e rapidez, cria uma atmosfera envolvente nas competições. Assim o Ranch Sorting conquista corações, seja você um participante ou um espectador entusiasta.

Sobre a autora:

Gi Xavier (@agiselexavier), valadarense que ama a cidade, formada em pedagogia, empresária no ramo comercial, é também, comunicadora, locutora e executiva da Abrasel Vale do Rio Doce. Abraçou suas origens na comunicação como repórter e colunista do Jornal da Cidade, com o importante papel de trazer informações dinâmicas sobre o agronegócio por meio da coluna “Vem do Campo com Gi Xavier”.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu