No sábado assistimos a tão esperada final da Copa Libertadores de 2024, mas que teve um gosto amargo para os atleticanos, que assistiram seu time ser derrotado por 3x1, onde o treinador Gabriel Milito esteve fiel às suas convicções e improvisações, que por sinal parece estar disposto “morrer abraçado” a alguns da seus “pupilos”, como Fausto Vera, Lyanco e Vargas.
A verdade é que a coisa não está nada boa para os torcedores mineiros de modo geral, já que pelo mesmo placar o Cruzeiro foi derrotado pelo Racing na final daquela que é considerada a “segunda divisão da Libertadores,” a Copa Sul Americana.
O time do Cruzeiro parece estar numa fase melhor estando 4 pontos acima do Atlético, e briga por uma vaga na fase de grupos da Libertadores de 2025. Já o Galão da Massa precisa de mais um ponto em 2 jogos para se livrar de vez do Z4 e vencer os os dois jogos difíceis que restam, contra o Vasco fora de casa, e contra o Atlhetico, em seus domínios, uma vez que ambos estão lutando contra o rebaixamento.
Para se garantir na Copa Sul Americana de 2025 algo difícil de se imaginar até pouco tempo atrás. O time precisa “virar a chave” para mostrar um bom futebol para alcançar esse objetivo já que time não vence há 11 jogos .
Mas o buraco no time atleticano é mais em baixo do que muitos podem imaginar. O time deverá sofrer um choque de realidade em 2025, já que estando fora próxima disputa da Libertadores, a arrecadação deverá desabar e com uma folha salarial astronômica essa conta não fecha, e será muito difícil trazer grandes jogadores ou mesmo um grande treinador, caso os gestores da SAF atleticana resolvam substituir o atual, que pelo pouco tempo de exercício na função deixa claro que não está pronto para comandar um time de tamanha tradição como o Atlético, diga se de passagem o maior que ele já dirigiu.
Num passado não muito distante, quando o Galo vivia uma situação parecida com a atual, o time trouxe o argentino Sampaoli, que atualmente se encontra desempregado. Ele havia sido campeão da Copa América com a seleção chilena.
Naquele momento, o argentino mudou o conceito de futebol no clube alvinegro, que mudou da água para o vinho, e no Brasileirão o Galo ficou atrássomente do Flamengo de Jorge Jesus. Sampaoli, apesar de ficar somente um ano na Cidade do Galo, deixou um legado para o clube, que vai além do estilo de jogo vertical. Ele também revelou o atual craque Manchester City, Savinho, promovido ao time titular com apenas 16 anos.
Jorge Sampaoli ainda indicou grandes nomes ao clube e que são peças fundamentais ao time, como atual como o goleiro Everson,o argentino Zaracho, o equatoriano Alan Franco e Nacho Fernande,s esse último chegou após a saída do gringo e foi um dos principais jogadores nos títulos do Brasileirão de 2021 , Copa do Brasil e Recopa .
Voltando ao outro lado da lagoa da Pampulha, o cruzeirão cabuloso também vive um momento de incerteza nessa reta final de temporada. Após a saída de Fernando Seabra, que havia colocado o time na parte de cima da tabela do Brasileirão e também nas finais da Copa Sul-Americana, vem caindo de produção após a chegada do audacioso, mas contestado treinador Fernando Diniz, que assim como Milito, do Galo, também tem o estilo peremptório e após ele conquistar a Libertadores do ano passado, pelo Fluzão, vem de trabalhos bastantes questionáveis, tanto na seleção brasileira, quanto no próprio Fluminense, e vem derrapando no brasileirão.
No que tange a contrações, parece que a sorte vem ajudando o clube celeste que após oferecer salários astronômicos ao Palmeiras.Dudu que há 2 temporadas não vem rendendo no Palmeiras o mesmo e resolveu ficar no atual clube. Os dirigentes celestes também sofreram revés na tentativa de trazer o polêmico atacante Gabigol, que apesar de ter feito gol na final da Copa do Brasil, diante do Atlético, a exemplo de Dudu, não vem atuando bem há algumas temporadas.
Que o ano de 2025 que se aproxima traga novos ares e energia positiva aos dois gigantes de Minas Gerais.
Sobre o autor:
Hermínio Fernandes é comentarista esportivo