Governador Valadares se destaca como uma das primeiras cidades de médio porte a adotar o Redesim + Livre, reforçando seu compromisso com a simplificação e agilização dos processos empresariais.
A adesão foi oficializada no dia 27 de fevereiro, com a assinatura do decreto pelo prefeito Coronel Sandro.
O Redesim + Livre faz parte da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) e tem como principal objetivo permitir a abertura automática de empresas de baixo e médio risco, sem burocracias, garantindo a emissão instantânea do alvará de funcionamento logo após o registro na Junta Comercial.
Com a integração ao sistema estadual gerido pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), o Município elimina etapas manuais e torna o processo mais ágil e digital. A Sala Mineira do Empreendedor atuará como suporte essencial para empreendedores que buscam informações e assistência nesse novo modelo.
Segundo a coordenadora da Sala Mineira do Empreendedor, Hebe Saraiva, atualmente os empresários precisam realizar processos separados para registro na Junta Comercial e obtenção do alvará municipal, o que pode levar até dez dias.
"Com a nova plataforma, o alvará será emitido automaticamente, reduzindo o tempo para cerca de 40 segundos. Essa mudança reforça o compromisso da gestão municipal com a liberdade econômica, tornando Valadares um ambiente mais propício para novos negócios e geração de empregos", destacou.
Para viabilizar a adesão ao Redesim + Livre, Valadares precisou integrar-se à RedeSim e aprovar legislação específica alinhada às diretrizes da liberdade econômica.
A expectativa é de que a implementação seja concluída até meados do ano, com o sistema em plena operação no segundo semestre de 2025.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social