No Dia Mundial do Livro, 23 de abril, uma nova editora iniciou as suas operações no mercado editorial mineiro: a Editora do Instituto Psia.
Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha, com sede em Governador Valadares, a editora leva o mesmo nome da associação cultural que atua desde 2010 e nasce com o propósito de promover a literatura produzida no Vale do Rio Doce.
Ao anunciar o lançamento da editora, Rocha destacou que este acontecimento “é uma culminância das atividades literárias desenvolvidas pelo Psia ao longo de quase 14 anos e só foi possível graças aos poetas e amantes da poesia que fazem parte do Sarau do Psia.
A editora é uma conquista de cada pessoa que integra nossa comunidade literária e um caminho aberto para autores de todo o Vale do Rio Doce. E certamente mais uma ferramenta de impacto social”.
A editora já nasce com três obras literárias programadas para lançamento e nas próximas semanas divulgará nos canais de comunicação do Instituto Psia mais informações sobre sua linha de trabalho editorial.
Confira a repercussão do nascimento da editora
O Psia deu mais um passo na condição de quem VIVE, FAZ e REVERBERA literatura na provinciana Governador Valadares. As crias do instituto são muitas; o ‘Sarau do Psia’ que já dura 14 anos, o projeto ‘Um poema em cada árvore’ e o engajamento social ainda mais perfurante nas escolas com o projeto ‘Poesia sim, violência não’. E agora uma casa editorial que se propõe como fomentadora, sonhadora, realizadora da produção literária nos sertões do Rio Doce. Longa vida à editora do Instituto Psia!
Brunno D’Almas
Poeta, contista e professor de História
O nascer de uma editora é sempre um acontecimento importante. Para além da tarefa de diagramar, registrar e publicar uma obra, dar a um autor a oportunidade de levar a público o seu trabalho é uma forma de contribuir com a coletividade. Há uma relação dinâmica entre escritor, leitor e sociedade, e, uma obra literária é fruto dessas conexões.
O artista, por meio de sua obra, expressa seus sentimentos, sua visão de mundo, levando o leitor à reflexão ou mesmo a uma mudança de postura diante da realidade, ou seja, uma obra literária, seja em verso ou prosa, pode produzir transformação social.
Saber que o Instituto Psia se tornou uma editora e vai possibilitar a divulgação das obras dos escritores do Vale do Rio Doce é uma alegria imensa. Marcelo Rocha tem a sensibilidade e a responsabilidade necessárias à frente deste projeto. Parabéns!
Elizete Pereira
Escritora e professora
Nasce de parto natural a Editora Instituto Psia, filha de pai poeta, o multiartista Marcelo Rocha, e mães gêmeas, Donas Prosa e Poesia. Tenho fé que dessa gestação, nunca fácil, mas sempre recompensadora, vingarão bons escritores entre nós, um novo Belchior aqui, outro Leminsk acolá, um supra-Pessoa além, Cecílias e Clarices idens, inspirados que seremos a produzir ainda mais literatura e outras artes coirmãs. Bem-vinda Editora Psia, te recebemos de almas abertas e corações agradecidos.
Ramúcio Pedro
Poeta e comerciante
O Instituto Psia é uma trincheira da nossa cultura, levando poesias, mensagens de paz e cultura para as nossas escolas e para todos os bairros da nossa cidade.
Agora, como uma editora, que vai privilegiar os autores de nossa região, é uma notícia extraordinária!
Uma novidade alvissareira, que certamente vai dar bons frutos pra nossa cultura.
Darlan Corrêa Dias
Médico e escritor
Como autor e entusiasta cultural, testemunho o impacto do Instituto Psia em Governador Valadares. O Psia é uma força motriz na cena cultural, e seu projeto Sarau do Psia é essencial para fomentar a literatura e poesia local. Este espaço de encontro promove diálogos profundos e valoriza talentos emergentes.
Além disso, o recente nascimento da Editora Psia é um marco significativo. Como uma nova iniciativa, a editora amplia o alcance do Psia ao proporcionar uma plataforma para escritores locais publicarem suas obras, fortalecendo assim nossa identidade cultural.
Sem sombra de dúvidas o Instituto Psia, com seu Sarau e agora com a Editora Psia, desempenha um papel vital na promoção da cultura e na construção de uma comunidade mais conectada e criativa em Governador Valadares.
Douglas Leite
Escritor e agente cultural
Acompanhe o Instituto Psia no Instagram: @institutopsia