Valadares conquista 3º lugar no Desafio para Excelência na Gestão SUAS

A premiação aconteceu em Belo Horizonte, no primeiro semestre deste ano, na categoria Município de Grande Porte; um desconto de 50% nos cursos da universidade GESUAS foi concedido para incentivar a educação permanente dos servidores do SUAS do município
Os trabalhadores da Assistência Social do município conquistaram o terceiro lugar no pódio do “Desafio para Excelência na Gestão do SUAS”. Foto: PMGV
quarta-feira, 3 julho, 2024

O primeiro semestre do ano chegou ao fim e deixou motivos para a Assistência Social de Governador Valadares comemorar.

Os trabalhadores da Assistência Social do município conquistaram o terceiro lugar no pódio do “Desafio para Excelência na Gestão do SUAS”, mais conhecido como Desafio GESUAS, na categoria Município de Grande Porte.

A premiação é uma iniciativa da empresa Jungle Consultoria e Soluções Sociais LTDA, provedora do software GESUAS, que visa estimular e orientar os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a realizarem os registros essenciais referentes aos atendimentos e acompanhamentos de famílias e indivíduos atendidos pelo SUAS. Participaram do desafio 69 municípios brasileiros nas categorias Pequeno, Médio e Grande Porte.

Na cerimônia de premiação, que aconteceu em Belo Horizonte, a então secretária municipal de Assistência Social, Adjani Botelho – que deixou o cargo no dia de ontem (2/7) – a pedido, juntamente com a diretora de Departamento de Assistência Social, Ana Paula Soares Plácido Xavier, a técnica da Vigilância Socioassistencial, Zilá Raquel Pereira Costa, e a técnica da Equipe de Supervisão e Apoio aos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, Jemima Rodrigues Reis Gonçalves, representaram os trabalhadores do SUAS do município.

Critérios para o prêmio Desafio GESUAS 2024

O Desafio GESUAS de 2024 teve como finalidade incentivar os municípios a pensarem a Educação Permanente como ferramenta estratégica e estruturante do SUAS, além de estimular e orientar os trabalhadores do SUAS a uma visão crítica e reflexiva dos dados registrados, instigando o aprimoramento dos registros essenciais referentes aos atendimentos e acompanhamentos de famílias e indivíduos atendidos pelo Sistema Único de Assistência Social.

Diante disso, foram estabelecidos indicadores para aprimorar o acompanhamento familiar realizado pelos CRAS (Proteção Social Básica), CREAS e Centro POP (Proteção Social Especial de Média Complexidade). Assim como indicadores relacionados a atividades de formação e educação permanente dos servidores do SUAS, desenvolvidas pelo município.

Adjani Botelho afirma que a premiação no Desafio GESUAS é um reconhecimento do trabalho das equipes da Assistência Social de Valadares.

“Com a aquisição desta plataforma, onde são feitos todos os lançamentos destes dados, existem métricas que são diárias, mensais e anuais. Valadares receber esta premiação significa que todo esforço que tem sido feito para manter os dados atualizados e o acompanhamento das famílias estão refletindo em resultados do trabalho das equipes e isso é muito importante”, avaliou.

A técnica da Vigilância Socioassistencial, Zilá Costa, explicou que de fevereiro a abril foram cumpridas pelas equipes da Assistência atividades que promoveram a atualização e/ou registro de informações das famílias acompanhadas pelos serviços da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média Complexidade.

“Essas informações são imprescindíveis para a elaboração de Diagnósticos Socioterritoriais, pois demonstram as necessidades de cada território e direcionam o planejamento das ações a serem desenvolvidas”, justificou.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu