Valadares 86 anos: Fabíola Matias vence Concurso Miss Afro GV

O desfile, que celebrou a beleza afro, aconteceu na Galeria Monhangara
E a emoção tomou conta dos presentes. A grande campeã foi Fabíola Matias. Foto: Divulgação PMGV Créditos: Leonardo Morais
sexta-feira, 26 janeiro, 2024

Ontem (25) à noite, a Galeria Monhangara serviu de cenário para celebrar a beleza negra. O público lotou o local para prestigiar o concurso de beleza Miss Afro GV. E a emoção tomou conta dos presentes. A grande campeã foi Fabíola Matias.

O evento, que faz parte da programação de aniversário de 86 anos de Governador Valadares, foi idealizado pela esteticista Ramissa Costa. A iniciativa recebeu o apoio da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT).

Este ano o concurso contou com 12 candidatas afrodescendentes de todos os biotipos a partir dos 15 anos de idade. Elas passaram por quatro baterias nas quais foram avaliadas: moda praia, moda gala, talento e oratória. O concurso acontece desde 2019 em celebração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

A ganhadora da Miss Afro GV 2024, Fabíola Matias, custou para acreditar que havia vencido. “Não estou acreditando. Tantas meninas lindas que quando falaram meu nome fiquei em choque e pensei ‘é eu mesma?’. Fiquei feliz de servir de inspiração para minhas filhas poderem contar daqui alguns anos que representei nossa etnia, nossa pele, cabelo, enfim tudo”, falou emocionada.

A3CE4DB2 E45A CD2C EEDE 2CE35DCE57CD

Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais

A modelo e empresária Barbara Macena ficou nervosa na posição de jurada. “Tremi de nervoso. Foi bastante emocionante e maravilhoso. Hoje a gente luta com o famoso padrão que a moda e o mundo impõe. Esse tipo de evento é importante para quebrar padrões e tabus e ajudar a conscientizar as meninas que elas são maravilhosas do jeito que são”, enfatizou.

Miss Afro GV 2023 e jurada, Mariana Leão, estava emocionada. “Passar a coroa e ser jurada foi muito emocionante. A sensação que tenho é que deixei um legado. Para alguns pode ser pequeno, mas você se encontrar em um mundo onde as pessoas dizem quem somos, o que devemos vestir e fazer, e poder compartilhar isso é uma sensação que não sei nem explicar”, contou.

Idealizadora do Miss Afro GV, Ramissa Costa, também se emocionou. “Me emocionei ao extremo e ainda estou impactada com a coragem das meninas toparem participar e fazer esse evento em duas semanas. Mostraram a que vieram e a maioria já me procurou para falar que em novembro vão participar da 2º edição do Miss Afro 2024, que vai acontecer no Dia da Consciência Negra”, comemorou.

“O Miss Afro GV celebrou de uma forma linda a beleza negra no aniversário de Governador Valadares. Na Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo temos uma gerência que cuida das políticas públicas da igualdade racial.

Essa foi mais uma ação afirmativa em prol da igualdade racial, da valorização do povo negro valadarense, de uma maneira muito especial celebrando os mais diversos corpos e tons de pele”, destacou o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu