Todos sabem que os índices de infestação de arboviroses estão altos em Valadares e, que é preciso que a população se una ao Poder Público para vencermos essa batalha contra o Aedes aegypti.
A Prefeitura de Valadares está fazendo a sua parte, intensificando as ações de conscientização e combate ao vetor que transmite Dengue, Zika e Chikungunya.
Além dos agentes de endemias do município realizarem, diariamente, visitas domiciliares nas quais orientam os moradores sobre a maneira correta de armazenar água nas caixas, tonéis e reservatórios, eles ainda tratam os focos do mosquito da dengue, caso sejam encontrados, por meio da aplicação de larvicida.
Foto: Divulgação PMGV
E não é só isso, após o resultado do 1º LIRAa do ano, que mostrou que mais de 90% dos focos continuam sendo encontrados dentro das residências, o município optou por utilizar pulverizadores Ultra Baixo Volume (UBV) nos bairros com maior incidência de casos de infestação do Aedes. A intenção é atingir, com mais eficácia, o mosquito já em fase adulta.
Hoje, o bloqueio foi realizado nos bairros Jardim do Trevo e Sertão do Rio Doce.
E nesta terça-feira (6), a partir das 7h30, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão percorrendo os bairros São Raimundo, Altinópolis, Santo Antônio, Mãe de Deus e Turmalina para fazer este trabalho de pulverização de inseticida com o auxílio da bomba costal.
Portanto, a orientação é para que os moradores abram as portas e as janelas de casa no momento em que as equipes estiverem aplicando o produto e também que cubram com panos as gaiolas e os aquários.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares