O transtorno no trânsito na manhã de hoje (22/9), mais especificamente no cruzamento da Rua Marechal Deodoro e Avenida Brasil se deve ao furto do cabeamento dos semáforos, o que tem se tornado recorrente, prejudicando o funcionamento dos semáforos e gerando prejuízo aos cofres públicos.
O mesmo aconteceu no cruzamento entre as ruas Treze de Maio e Lincoln Byrro, cujo furto foi de grande proporção, o que exigiu o deslocamento de uma equipe considerável para realizar intervenções no local. Na segunda-feira (18), foi verificado o furto do cabeamento dos semáforos no cruzamento das ruas Peçanha e Prudente de Morais, e também no cruzamento da Rua Benjamin Constant com Avenida Brasil. Na quarta-feira (20), foi a vez do semáforo localizado na Rua Pascoal de Souza Lima, quase esquina com a Avenida JK, cujos cabeamentos foram furtados pela segunda vez.
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) tem feito a reposição do material, no entanto a prática tem gerado prejuízo aos cofres públicos. A secretaria também tem registrado boletins de ocorrências na Polícia Militar, no entanto, o Município pede o apoio da população para que denuncie, caso veja alguém em atitude suspeita.
Vale lembrar que se há furtos desses materiais, há também os receptadores. Caso a população presencie a comercialização desse tipo de material, denuncie a prática para que os suspeitos possam ser investigados.
A depredação de espaços públicos é crime passível de punição, de acordo com a Lei nº 2.848/40, artigo 163, que prevê detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa. Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp do Departamento de Trânsito: (33) 3221.7496.
SECOM/PMGV
22/09/2023