Trajeto Moda entrega roupas hospitalares

O projeto transcende a costura, proporcionando também educação humanitária, com a missão de capacitar mulheres que enfrentam violência e vulnerabilidade social por meio do curso de costura
O objetivo do encontro foi entregar pijamas cirúrgicos confeccionados por elas e destinados aos médicos do Hospital Municipal para uso durante o trabalho. Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais
quinta-feira, 11 abril, 2024

As alunas do Projeto Trajeto Modas, iniciado em outubro do ano passado, embarcaram nessa jornada em colaboração com o Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS), com o apoio essencial da equipe do CRAS.

Originado a partir de um grupo de mulheres assistidas pelo CRAS, dez delas foram selecionadas para participar do curso.

No Trajeto Modas, elas mergulham nos universos da costura, do empreendedorismo, marketing e moda, combinando esses conhecimentos para traçar seus próprios caminhos, saindo da vulnerabilidade rumo à autonomia.

Elas se reuniram na tarde desta quinta (11) com o prefeito André Merlo, os diretores do Hospital Municipal Frankfort Bicalho e Wesley Freitas, além da secretária de Assistência Social, Adjani Botelho Alvarenga, e a equipe do CRAS Central.

O objetivo do encontro foi entregar pijamas cirúrgicos confeccionados por elas e destinados aos médicos do Hospital Municipal para uso durante o trabalho.

A Secretária da SMAS, Adjani Botelho, contou a origem do projeto: "A iniciativa surgiu de uma parceria com o estado, via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), e foi elaborada em conjunto com a prefeitura.

“Nossa missão é capacitar mulheres que enfrentam violência e vulnerabilidade social por meio do curso de costura. No entanto, o programa transcende a costura, proporcionando também educação humanitária. Promovemos palestras sobre temas como violência doméstica e empreendedorismo, enriquecendo ainda mais a experiência das participantes."

O diretor executivo do hospital, Wesley Freitas, destacou a alta demanda por roupas para os profissionais de saúde, além de lençóis e fronhas hospitalares.

"Um dos desafios que enfrentamos é a agilidade na confecção de nosso enxoval, lençóis de leito e roupas cirúrgicas, que se desgastam facilmente devido ao rigoroso processo de higienização para evitar contágio. Por isso, estamos constantemente substituindo essas peças. Espero que o projeto continue e que as alunas possam ampliar sua produção para atender às necessidades do hospital, pois o que estão entregando hoje é de excelente qualidade", concluiu.

Uma das alunas, Nilza Pereira, expressou seu encantamento com o projeto e sua esperança de que outras mulheres possam se beneficiar dele.

"Estou adorando o Projeto Trajeto Modas, é maravilhoso e extremamente útil, pois tem me ajudado muito a aprimorar minhas habilidades de costura. Antes, eu fazia apenas coisas simples, mas com o projeto já aprendi muito e espero aprender ainda mais, para me tornar uma costureira profissional", disse.

O prefeito André Merlo elogiou a iniciativa das alunas e agradeceu às doações e ao apoio do Estado.

"Recebemos doações, incluindo máquinas, do Estado, que também contribuiu com a articulação de vários outros parceiros e colaboradores para o projeto. Os tecidos são doados por empresas locais, assim como as linhas e agulhas. Fizemos um esforço conjunto para concretizar o projeto, que tem duração de dois anos”, finalizou.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu