Terceira edição do MEI Day é realizada na Prefeitura

Atividades ocorreram nesta quarta-feira (22), onde foram oferecidos serviços como abertura e fechamento de MEI, emissão de notas fiscais e oferta de crédito, além de palestras de orientação
A Prefeitura promoveu a terceira edição do MEI Day, um encontro voltado para capacitação dos MEIs e ofertas de incentivos a eles. Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais
quarta-feira, 22 maio, 2024

Visando fomentar o desenvolvimento dos Microempreendedores Individuais (MEIs) de Valadares, a Prefeitura promoveu a terceira edição do MEI Day, um encontro voltado para capacitação dos MEIs e ofertas de incentivos a eles.

O evento aconteceu nesta quarta-feira (22), pelas secretarias de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMDCTI) e Fazenda, em parceria com o Sebrae, instituições de Ensino Superior e instituições financeiras.

O evento contou com palestras direcionadas à instrução de emissão de notas fiscais, exportação simplificada (em parceria com os Correios) e precificação de produtos.

Além das palestras, o evento ofereceu diversos serviços, como orientação de gestão, abertura e fechamento de MEI, emissão de notas fiscais e linhas de créditos especiais para os MEIs.

Segundo a agente de atendimento da Sala Mineira do Empreendedor, Ester Magalhães, o evento serve de apoio aos microempreendedores que, muitas vezes, não utilizam os serviços de um contador ou não sabem de suas obrigações enquanto MEI.

“Durante o evento, prestamos vários tipos de serviços para o CNPJ: formalização, alteração, baixa, parcelamento, oferta de crédito, instruções sobre como participar de licitações. Foi um dia dedicado especialmente ao MEI”, relatou.

De acordo com Dalila Gonçalves, assistente do Sebrae Minas, o MEI Day é uma oportunidade para o microempreendedor regularizar o seu negócio de forma gratuita.

“É um momento para os MEIs se regularizarem. Na próxima semana, por exemplo, encerra o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda, sendo dentro do prazo, não gera multa”, declara.

Gilberto Lima, proprietário de uma empresa no ramo de academias, vê o MEI Day como forma de aprender mais e aumentar seu leque de serviços ofertados.

Para ele, o evento ajudou a dar mais celeridade no processo de emissão das notas fiscais, diminuindo a burocracia para os empreendedores.

“Quando você tem essa facilidade de fazer a transmissão de documentos, facilita a emissão de notas e diminui as chances de usar outros artifícios para emitir ou até mesmo não emitir as notas”, disse.

Lucas Souza, proprietário de uma barbearia, também teve experiências positivas com o evento. “Consegui muitas informações hoje, mais do que conseguiria em um escritório de contabilidade, por exemplo. Por meio do evento, consegui a regularização do meu CNPJ. Estou gostando demais do MEI Day”, falou Lucas.

Além do Sebrae, o MEI Day contou com diversos parceiros na organização e realização das palestras. São eles: a Sala Mineira do Empreendedor, órgão da SMDCTI; Correios, Banco do Nordeste, Sicredi, Garantia dos Vales, NAF Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e NAF Universidade Federal de Juiz de Fora – Campos GV (UFJF/GV).

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu