Teatro Atiaia recebe os vencedores da 4ª Bienal das Artes do Vale do Rio Doce

A exposição das obras da Bienal está em cartaz na Galeria Monhangara, com duração de 60 dias
Na última sexta-feira (26), o Teatro Atiaia foi palco da premiação dos artistas vencedores da 4ª Bienal das Artes do Vale do Rio Doce 2024. Foto: Divulgação PMGV
segunda-feira, 29 janeiro, 2024

A arte é uma forma de expressar as emoções, a história e a cultura por meio dos valores estéticos, como beleza, harmonia e equilíbrio. Na última sexta-feira (26), o Teatro Atiaia foi palco da premiação dos artistas vencedores da 4ª Bienal das Artes do Vale do Rio Doce 2024. 

O objetivo da Bienal é promover, incentivar e divulgar a produção artística local nas categorias pintura, desenho, gravura, arte digital, fotografia, escultura, objeto tridimensional, artesanato e suas vertentes. 

Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo, a Bienal é uma forma de colocar holofotes nos artistas de Valadares.

“Um artista nada mais é que um ser que entende por excelência como trazer à tona aquilo que a gente tem dentro de cada um de nós.

A Bienal gera a oportunidade de reunir artistas em prol de um momento especial para que toda a população possa valorizar a arte que temos, além de abrir espaço para novos talentos e novas formas de manifestação artística”.

Para Gabriela Vilar, correalizadora da Bienal e diretora da Nossa Clinica, é uma honra fazer parte deste projeto. “Quando Deus criou os artistas, Ele deu um dom poderoso a eles.

Ouso dizer que é um pedacinho da luz divina. A Nossa Clínica tem um prazer imenso de estar à frente da Bienal das Artes na promoção destes artistas com a sociedade do Vale do Rio Doce. Que esta noite única seja de inspiração e encanto para todos aqui presentes”.

Já Clores Lages, idealizadora e curadora da Bienal, explicou como a arte tem o poder de mover a vida. “A nossa verdadeira vida flui nas profundezas do nosso coração. Ela é que nos dá forças para fazer ou participar de grandes realizações. Por isso, a arte para mim sempre foi muito importante. Agradeço a todos que colaboraram de alguma forma para a realização deste grande evento”.

A artista plástica Késsia Nayane, ganhadora do primeiro lugar geral da Bienal, agradeceu às pessoas que mais a incentivaram. “Estou muito feliz e fiquei surpresa quando recebi a notícia do prêmio. Fico encantada com tantas obras de arte, de tantos estilos diferentes que estão na Bienal. Parabéns a todos os artistas envolvidos!”

A iniciativa é da Nossa Clínica em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT). A solenidade entregou aos vencedores os prêmios de R$ 4 mil para o primeiro lugar geral e, R$ 3 mil, para os primeiros lugares em cada categoria. Logo após a premiação, o público pode conferir de perto as obras na Galeria Monhangara, que fica no mesmo prédio do teatro.

Conheça os vencedores

1º lugar geral

Késsia Nayane, com a obra “Caminhos”

1º lugar na categoria Pintura, Desenho, Gravura, Arte Digital e Arte Urbana

Mércia Ferreira, com a obra “Eu me chamo Inocência”

1º lugar na categoria Esculturas e Objetos Tridimensionais

Rogério Neves da Silva, com a obra “Saudades de Minas”

1º lugar na categoria Fotografia

Fábio de Freitas Monteiro, com a obra “Chico”

1º lugar na categoria Artesanato e suas Vertentes

Simone Lobo Lanes de Araújo, com a obra “Minha doce Açucareira”

A Exposição

Em dezembro do ano passado, a Nossa Clínica e a SMCELT divulgaram os vencedores da 4ª Bienal das Artes do Vale do Rio Doce 2024. 

No total, foram 55 artistas inscritos. As obras estão expostas na Galeria Monhangara, que fica no prédio do recém-inaugurado Teatro Atiaia e tem duração de 60 dias.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura Municipal de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu