A empresa Ribeiro Fiorentini, conhecida pelos seus queijos artesanais, será o cenário da produção do Supremo do Vale nesta quinta (14).
Com sede em Valadares, a queijaria de Wagner Ribeiro e Izabela Fiorentini integrará o Projeto Super Queijos, uma iniciativa para criação de queijos de grande porte com alto valor simbólico.
Com cerca de 40 quilos, o Supremo do Vale será fabricado a partir de aproximadamente 400 litros de leite, destacando os sabores únicos do Vale do Rio Doce. A produção envolverá especialistas e produtores locais, reforçando a colaboração entre os queijeiros da região.
“Estamos felizes em participar da produção de um queijo com essa magnitude e representatividade para nossa região. O Supremo do Vale é uma expressão do potencial da nossa gastronomia e uma homenagem à tradição queijeira de Minas”, afirmam Wagner Ribeiro e Izabela Fiorentini.
Para a diretora do Departamento de Turismo, Betinna Tassis, a queijaria valadarense tem ajudado a divulgar o nome de nossa cidade. “Entre tantos títulos nacionais e internacionais, nosso queijo artesanal representa com muita qualidade a gastronomia da nossa cidade, divulgando nosso Destino Turístico Viva Valadares”, destacou.
Após a fabricação, o queijo passará por um período de maturação natural, essencial para desenvolver seu sabor característico do terroir (características da região em que é produzido).
O Supremo do Vale será apresentado e degustado em maio de 2025 no evento Made in Minas Gerais, na praça da Savassi, em Belo Horizonte, com a arrecadação destinada a instituições de caridade de Governador Valadares, em um gesto de compromisso social.
Sobre o Projeto Super Queijo
Criado para valorizar os queijos artesanais de Minas Gerais, o Projeto Super Queijo atua como símbolo de união entre as comunidades queijeiras do estado, unindo tradição e inovação.
Entre os realizadores do projeto estão a Escola de Mestres Queijeiros, Curadoria do Queijo, Rota do Queijo, Queijaria do Ivair, Jornadas do Queijo e Inoxul.
Sobre a Ribeiro Fiorentini
Fundada por Wagner Ribeiro e Izabela Fiorentini, a Ribeiro Fiorentini nasceu do desejo de honrar as raízes da pecuária leiteira. Durante a greve dos caminhoneiros de 2018, Izabela iniciou a produção de queijos artesanais, que evoluíram de frescos para maturados e mofados.
Em 2019, a queijaria ganhou destaque nacional e internacional com queijos premiados e tornou-se pioneira na produção de queijos de leite cru na região.
Em 2023, a empresa expandiu suas atividades em Governador Valadares, oferecendo um espaço gastronômico com cardápio exclusivo, adega de vinhos, empório de produtos artesanais e ambientes para eventos.
Conheça a Ribeiro Fiorentini na página do Instagram @ribeirofiorentini.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social
Foto: Divulgação