Se a sua cidade tem comércio, nunca imagine viver sem um Sindicato Patronal. No último dia 13 de fevereiro, o Sindicato do Comércio de Governador Valadares completou 46 anos. Essa reportagem es- pecial poderia dedicar-se em focar apenas na celebração dessa trajetória, mas o Jornal da Cidade reuniu diversos fatos para chamar atenção para a importância da representatividade de um Sindicato Patronal para o desenvolvimento de uma cidade. Só quem não tem um sindicato sabe exatamente a falta que faz.
Governador Valadares tem quase 90 anos e por mais da metade desse tempo, o Sindicato do Comércio esteve presente. São mais de quatro décadas de construção, desenvolvimento e defesa do setor empresarial. Quem entende um pouco da história sindical no Brasil sabe que um sindicato patronal forte é essencial para equilibrar as relações trabalhistas. Desde 1930, no governo de Getúlio Vargas, os sindicatos patronais foram estruturados para organizar e proteger o setor empresarial.
Com a chegada da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em 1945, e da Federação do Comércio de Minas Gerais, desde 1938, essa representatividade se tornou ainda mais estratégica. Em Governador Valadares, o Sindicato do Comércio não é apenas uma entidade de organização empresarial.
“É um agente ativo na política econômica e trabalhista local e a prova disso está na sua atuação, a exemplo das negociações coletivas de trabalho, garantindo convenções justas, equilibrando os interesses de empregadores e empregados, trazendo previsibilidade e evitando conflitos trabalhistas; capacitação e qualificação por meio de cursos, treinamentos e orientações para empresários e trabalhadores, fortalecendo a economia local, além de parcerias estratégicas junto ao governo, universidades e conselhos, que não apenas impulsionam o setor comercial, mas também se faz presente na sociedade”, é o que esclarece o presidente, Hercílio Diniz Filho.
Ao longo da sua história, a instituição tornou-se um elo fundamental no Sistema Comércio, garantindo a presença de duas instituições que impactam diretamente a qualidade de vida dos empresários, trabalhadores e seus familiares: o SESC e o SENAC. Essa tríade – Sindicomércio, SESC e SENAC – fortalece a economia lo- cal ao oferecer educação, capacitação e lazer, criando um ambiente mais competitivo para os negócios e mais equilibrado para quem vive do comércio.
Representatividade que cresce com o tempo
Desde sua fundação em 1979, o Sindicomércio de Governador Valadares tem sido a voz legítima do comércio varejista da cidade, atuando na defesa dos interesses empresariais e na construção de um ambiente de negócios mais sólido e estrutura- do. Em 2014, essa representatividade foi ampliada com a extensão de base econômica concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), permitindo que o sindicato passasse a atuar não apenas no comércio varejista, mas também no comércio ata- cadista e no setor de bens e serviços do município.
Com essa expansão, o Sindicomércio fortaleceu ainda mais sua atuação, representando hoje 10.353 empresas e consolidando-se como um dos principais pilares do desenvolvimento econômico de Go- vernador Valadares.
Voz ativa na construção de uma cidade mais forte
Muitos não sabem, mas há momentos que o trabalho sindical é silencioso e estratégico para garantir que os interesses dos empresários sejam ouvidos e respeitados nas políticas públicas que moldam o futuro de Valadares e uma dessas formas é por meio da participação em conselhos e comissões. Atualmente, os diretores da entidade não apenas acompanham as discussões, mas levam a visão do comércio para palcos onde os debates são fundamentais para garantir uma cidade mais estruturada e segura. Hoje, o sindicato está presente em órgãos fundamentais, como: Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT),
Conselho Comunitário de Segurança Preventiva (CONSEP), Comissão Municipal Representativa das Feiras Itinerantes e Agenda de Convergência.
Uma rede de apoio para os empresários
De acordo com os dirigentes da entidade, é papel do Sindicomércio fortalecer os laços entre os próprios empresários, criando um ambiente de colaboração e crescimento mútuo. A empresária Marli Azevedo, proprietária de uma rede de óticas e ex-diretora do sindicato, compartilhou sua experiência.
“Enquanto empresária, tive várias demandas atendidas pelo Sindicato. Isso proporcionou laços mais fortes e maior contato com a diretoria, que pronta- mente atendia às nossas solicitações. Quando fui convidada a fazer parte da diretoria, foi um período que abriu meus horizontes e me fizeram reinventar e modernizar o meu negócio. Só me resta parabenizar o Sindicato pelos seus 46 anos de fundação, com o desejo que continue forte e atuante na defesa e representatividade do nosso comércio. Nós temos um sindicato realmente sério e comprometido com o comércio e parcerias como a da Fecomércio só trouxe- ram ganhos para Valadares”, comenta Marli.
Reconhecimento estadual
Celebrar o aniversário do Sindicomércio de Governador Valadares não é apenas reconhecer sua trajetória, mas entender o impacto real que essa entidade tem na cidade.
“Eu gostaria de parabenizar o Sindicato do Comércio de Governador Valadares, na pessoa do presidente Hercílio. Esses 46 anos da presença do Sindicato do Comércio em Valadares representam a força dos empresários da cidade. O presidente Hercílio participa conosco aqui na diretoria da Federação do Comércio, trazendo as demandas do empresariado local para que possamos buscar soluções. Essa é uma importante data porque comemora, de fato, a representatividade do movimento empresarial em Valadares”, reconhece o presidente da Federação do Comércio de Bens, Ser- viços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), Nadim Donato.
A liderança que impulsiona o comércio local
A atual diretoria do Sindicomércio de Governador Valadares é liderada por Hercílio Diniz, ao lado de Weber Duarte Andrade e Walter Vilela Filho, contando ainda com os suplentes Alex Sandro Coelho Diniz, Marcone Aparecido Nunes de Miranda e André Luiz Coelho Diniz. No Conselho Fiscal, os membros efetivos são Oldair Martins Soares Filho, Henrique Mulford Coelho Diniz e Osmar Soares Neves, enquanto os suplentes incluem Ângelo Coelho dos Santos, Evandro Chaves Teixeira e Walter de Albuquerque. Juntos, eles garantem a representatividade, a transparência e o fortalecimento do setor comercial na cidade.
Entre os membros fundadores do Sindicomércio, destacam-se Nilson Persiano Schamache, Hercílio Araújo Diniz, Célio Coutinho, Sebastião Monteiro dos Reis, Alberto Mirahí, Silvério Chaves e Adailson Cunha Magalhães. Ao longo de sua trajetória, a entidade foi presidida por empresários que deixaram sua marca na história do comércio local, incluindo Romualdo Ferreira Ramos (in memoriam), Dalmy de Paula Costa (in memoriam), Antônio Coelho dos Santos Junior, José Bosco dos Santos Costa, João Emídio Rodrigues Coelho e Helton Coelho Diniz.
Olhando para essa história, fica evidente: o Sindicato do Comércio de Governador Valadares não é apenas uma entidade, ela é parte fundamental do crescimento da cidade, da proteção dos empresá- rios e do desenvolvimento sustentável do comércio local. Se Governador Valadares se tornou um polo comercial forte, é porque há instituições que trabalham para isso. E esse trabalho não termina aqui. O Sindicomércio segue atuando, inovando e fortalecendo o setor comercial da cidade. Se você deseja conhecer um pouco mais, a entidade fica localizada na Rua Marechal Floriano, 600, salas 501 a 503, no Centro e está disponível pelo telefone (33) 3271-4334.