Simpósio da Mulher em Governador Valadares tem participação da PCMG

No palco intitulado "Mulheres na Política e em Cargos de Chefia", ao lado de outras autoridades, participou a delegada Adeliana Xavier, coordenadora da equipe de investigação de homicídios na cidade.
A delegada Adeliana Xavier, de vestido preto, falando durante o seminário. Foto: Divulgação PCMG
quinta-feira, 4 abril, 2024

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou do 1º Simpósio da Mulher e para a Mulher do Século XXI, em Governador Valadares, promovido pela Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste). O evento, que ocorreu na Universidade Vale do Rio Doce, na terça-feira (2/4), teve como objetivo discutir questões relacionadas com a população feminina, em especial abordar o tema da violência doméstica.

O simpósio contou com a presença de mulheres empresárias, figuras políticas da região, servidoras das esferas municipal e estadual, além de conselheiras do Direito da Mulher em Governador Valadares. No palco intitulado "Mulheres na Política e em Cargos de Chefia", ao lado de outras autoridades, participou a delegada Adeliana Xavier, coordenadora da equipe de investigação de homicídios na cidade.

Já na abordagem da rede de enfrentamento e proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), delegada Carolina Bomfim, com membros do Ministério Público, do Judiciário e da Polícia Militar, ministrou palestra e participou do debate sobre o tema.

Na oportunidade, Carolina Bomfim falou acerca do funcionamento e do atendimento da Deam no município. A delegada ressaltou a importância de proporcionar um acolhimento humanizado e sensível às mulheres que buscam auxílio na unidade policial em casos de violência doméstica. No mesmo palco, a empresária e atriz Luiza Brunet relatou sua própria experiência como vítima desse tipo de violência.

Estande

A PCMG esteve presente durante todo o evento com um estande informativo montado em apoio à luta contra a violência doméstica, bem como uma equipe estava pronta para atender e acolher as mulheres.

No espaço, o público pode tirar suas dúvidas sobre como denunciar casos de violência, obter informações sobre os procedimentos legais e receber orientações sobre medidas de proteção. Além disso, foram distribuídos materiais sobre os direitos das vítimas e os serviços disponíveis na Delegacia Especializada.

A titular da Deam destacou a importância da participação da unidade em eventos como esse, no qual o público-alvo era composto majoritariamente por mulheres. "Nossa missão é estar sempre presente, divulgando nossos serviços, conscientizando sobre a violência doméstica e oferecendo todo o suporte necessário para as vítimas”, afirmou Carolina Bomfim.

Outras participações

No palco dedicado ao empreendedorismo, ocorreu um painel com a presença da empresária Luiza Helena Trajano, líder da rede de lojas Magazine Luiza. Ela discursou sobre empreendedorismo e o poder feminino alcançado até hoje. Ao final do simpósio, cantoras da região realizaram uma apresentação cultural para encerramento do evento.

O evento contou com a presença de autoridades políticas, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, além de representantes da segurança pública, entre eles o chefe do 8º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Vinícius Sampaio, e o comandante da 8ª Região da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique.

A participação no simpósio foi mediante a doação de fraldas geriátricas ou calcinhas descartáveis para pessoas idosas, com o intuito de auxiliar uma instituição de idosos na cidade de Mantena.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu