A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)/Serviço de Proteção a Adolescentes em Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE), realiza na próxima segunda-feira (4), o Seminário "Início do Ato, Fim da Vida: Desafios e Perspectivas na Redução da Mortalidade Infantojuvenil".
O evento acontecerá das 12h às 18h, no Teatro Atiaia, centro de Valadares, e reunirá profissionais da saúde, educadores e gestores públicos que para participarem devem preencher o formulário disponível no link abaixo ou utilizar o QR Code.
O objetivo do seminário é promover a reflexão e o debate sobre as políticas públicas, iniciativas e desafios voltados à diminuição das taxas de mortalidade de adolescentes envolvidos em situações de vulnerabilidade e atos infracionais. Para isso, a proposta é discutir como o aumento das mortes entre jovens tem afetado diretamente as comunidades, buscando soluções conjuntas e ações preventivas.
Programação
O seminário será composto por um ciclo de palestras com renomados profissionais de diversas áreas, incluindo sistema judiciário, segurança pública e assistência social, que abordarão temas fundamentais para a compreensão e redução da mortalidade infantojuvenil.
Além das palestras, alunos da Escola Estadual Manoel Byrro farão uma apresentação especial, trazendo suas próprias perspectivas sobre o tema em formato de entrevista, refletindo a realidade e os desafios de suas comunidades.
Palestrantes confirmados:
1. Dra. Adeliana Xavier - Delegada da Polícia Civil
Tema: Análise de estatísticas sobre a mortalidade infantojuvenil.
2. Dra. Clarissa Lima Calili - Defensora Pública
Tema: Reflexões sobre vulnerabilidades sociais e o sistema socioeducativo.
3. Dr. Marco Aurélio Romeiro Alves Moreira – Promotor de Justiça
Tema: Apresentação do Programa "Descubra GV".
4. Representante do Programa Fica Vivo
Tema: Políticas públicas e proteção social para jovens em situação de risco.
5. Gisela Oliveira Costa e Silva - Assistente Social do Sistema Judiciário: Práticas de justiça restaurativa.
6. Representante do PPCAAM (Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte)
Tema: Funcionamento e impactos do programa na proteção de jovens.
Inscrição pelo link: clicando aqui
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social