Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Seminário de Regularização Fundiária reúne público expressivo no primeiro dia

Empresa Legaliza Brasil iniciou ontem o processo de cadastro de cidadãos interessados em regularizar seus imóveis
Seminário de Regularização Fundiária BEM VIVER GV. Foto: Divulgação PMGV
quinta-feira, 20 março, 2025

Teve início na noite dessa quarta-feira (19) o Seminário de Regularização Fundiária BEM VIVER GV promovido pela empresa Legaliza Brasil, empresa especializada nos mais diversos processos de regularização fundiária de terras públicas e privadas, urbanas e rurais, que foi contratada pela Prefeitura via licitação para dar continuidade e rapidez a esse processo, que já é realizado pelo Município por meio do Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN). A expectativa é de 3.500 imóveis sejam regularizados.

Amanda Helena de Oliveira, diretora do Departamento de Habitação, disse que “o seminário é resultado de uma parceria do Fundo de Habitação de Interesse Social (FHINIS) juntamente com o Município e a empresa Legaliza Brasil. A compromisso firmado pelo prefeito com a população foi de que toda a cidade seria regularizada. A princípio, a Prefeitura está trabalhando com 11 bairros e, a Legaliza, com outros 11. Este é um trabalho contínuo e, regularizados essas 22 localidades, logo em seguida outras serão contempladas”.

“Este é um seminário de apresentação para instruir os beneficiários sobre as etapas do projeto de regularização fundiária que a empresa tem em parceria com o Município. Hoje, o motivo pelo qual estamos aqui, é simplesmente dar orientação, informar quais documentos devem ser apresentados e a metodologia que utilizamos para proceder com a execução desse trabalho”, exclareceu Victor Oliveira, gerente de regularização fundiária da Legaliza Brasil, que tem sede em Brasília e filiais em Belo Horizonte, Cuiabá e Aracaju.

Seminário

Ontem, o seminário aconteceu simultaneamente no saguão da Fadivale, no Centro, onde foram recebidos moradores dos bairros Vila Ozanan e Palmeiras, e na Escola Municipal Elvira Nascimento, no Altinópolis, onde foram atendidos os moradores daquele bairro e também do Mãe de Deus. E o público foi bem expressivo.

Daniel de Oliveira, tem 64 anos, auxiliar de limpeza, mora há cerca de 30 anos em imóvel irregular. Questionado sobre o motivo pelo qual resolveu regularizá-lo agora, explicou que “é importante ter documento da casa porque, sem ele, o imóvel não é da gente.  Precisamos regularizar para poder morar com tranquilidade e segurança. Regularizado, com o documento na mão, fica tudo certo, tudo direitinho. Este evento vai facilitar nossa vida, por isso, é bom que as pessoas compareçam também”.

Maria José dos Santos Neves, 75 anos, aposentada, estava acompanhada do marido Joaquim Pereira, 85.  “Eu recebi o convite dos meninos da empresa, que foram lá no bairro e conversaram com a gente. A gente paga imposto direitinho, mas nosso imóvel está no nome do sobrinho do Joaquim, então, a gente veio resolver isso”, contou.

Fique atento (a)

Os encontros acontecem também nesta quinta (20), na Fadivale, para moradores do Vila União e Penha. Na sexta-feira (21), o seminário acontecerá simultaneamente na Fadivale, para moradores do Carapina, e na Escola Municipal Marilourdes, na Atalaia, para moradores deste bairro, do Jardim Primavera, Jardim Ipê e Azteca.

A Fadivale fica na rua Artur Bernardes, 517, Centro (em frente ao ponto final de ônibus do Centro). Já a Escola Municipal Marilourdes, está situada na avenida Cantídio Ferreira da Silva, 250, Atalaia.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu