Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Seminário alerta para tipos de violência contra pessoa idosa

Evento acontece amanhã (28)no CRAS Central, como programação do Junho Violeta, para orientar as pessoas sobre a importância de garantir direitos e dignidade dos idosos
Violência contra pessoa idosa. Foto: Reprodução da Internet
quinta-feira, 27 junho, 2024

A conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa é foco do seminário que acontece amanhã (28), das 9h às 12h, no CRAS Central para marcar a etapa local da campanha realizada em todo o Brasil, Junho Violeta.

Coordenada no município pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio das equipes de Proteção Básica, Média e Alta Complexidade, o objetivo é alertar a sociedade para que esteja atenta a todas as formas de violência contra o idoso e possa atuar no enfrentamento desta realidade. O evento é aberto ao público.

De janeiro a 27 de junho deste ano, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), confirmou em Valadares 36 casos de violências cometidas contra pessoas com 60 anos ou mais.

Foram 20 casos de violência psicológica, 10 casos de negligência ou abandono, 3 casos de violência patrimonial, 2 casos de violência física, e 1 caso de trajetória de rua.

No país, o levantamento mais recente, do censo Suas 2023, mapeou 2.903 CREAS. Aproximadamente 9 em cada 10 destas unidades ofereceram atendimento a pessoas idosas vítimas de violência no ano em questão.

Dentre os principais tipos de violência cometidas em 2023, estão negligência ou abandono (87,6%), violência psicológica (84,8%), violência patrimonial (76,7%) e violência física (75,4%).

Diante da suspeita de algum tipo de violência, as denúncias podem ser feitas no:

· CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Rua Olegário Maciel, 705, Centro, quase esquina com rua Afonso Pena

Telefones para Contato: (33)3221-9551 (33)3221-3092

· Disque 100 (Direitos Humanos), canal de denúncias de violações de direitos humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), que funciona 24h por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados.

Programação Seminário:

9h – Abertura e Composição da mesa

9h20 – Hino Nacional

9h30 – Apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)/CRAS São Raimundo

9h50 – Palestra: “Prevenção a violência a pessoa idosa na sociedade” – Eliane Pereira – Psicóloga, Neuropsicóloga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga, Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

10h30 – Intervalo: café

10h50 – Apresentação CRAS Santa Rita

11h10 – Palestra: “Violação de direitos contra a pessoa idosa” – Verônica Maria de Oliveira Silva – Formada em Serviço Social pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Pós-graduada em Políticas Públicas. Assistente Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

11h35 – Palestra: “Felizidade”: “Saúde Mental da pessoa Idosa” – Sabrina Marques – Psicóloga clínica. Pós-graduada em Saúde do Idoso e Gerontologia. Instrutora de curso de cuidador de idosos. CEO do projeto “Felizidade” desenvolvido especialmente para idosos.

12h – Encerramento

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu