A Inteligência Artificial é uma tendência mundial que explodiu na pandemia e vem crescendo cada vez mais.
Por isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Inovação trouxe nesta quinta-feira (20) o tema Inteligência Artificial Aplicada: o futuro é agora com Mateus Castro, especialista em administração pública, gestão estratégica e em Inteligência Artificial aplicado à gestão.
Realizada na sede da secretaria, a palestra tinha o objetivo de apresentar a ferramenta e como aplicar a IA no sistema público na cidade.
A Inteligência Artificial é um campo da ciência da computação que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas.
Segundo Samuel Sabbagh, secretário de Desenvolvimento, este é o primeiro tema de uma série de palestras que a secretaria pretende trazer voltada para os servidores.
“Eu particularmente acredito que não existe o mundo moderno hoje sem a inteligência artificial. A ideia da palestra é criar um nivelamento entre os servidores da secretaria. Afinal, essa ferramenta tem o poder de ajudar todos profissionais e desenvolver diferentes áreas”.
Para o palestrante Mateus Castro a Inteligência Artificial pode ser utilizada de várias maneiras no sistema público.
“A Inteligência Artificial não é mais uma novidade no setor privado, no entanto, no setor público ainda vemos ela de forma bem suscita, tímida. Mas a Inteligência Artificial pode tanto auxiliar na melhoria da eficiência do atendimento ao cidadão, como também em trazer mais efetividade e eficiência operacional para o próprio servidor, ganhando tempo em relação a processos, a atividades e a diversas atividades burocráticas diárias que antes eram feitas de forma repetitiva”.
Por fim, Mateus acredita que com o uso da inteligência artificial, o sistema público de uma prefeitura só tem a crescer.
“Nós estamos vendo a corrida pela Inteligência Artificial nas maiores potências do mundo e Governador Valadares não está ficando para trás, já que está buscando discutir o tema para dentro da gestão pública e como aplicá-la no seu dia a dia”.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social