O Museu da Cidade realizou nessa quarta-feira (31) um evento diferente. O local foi palco de um Sarau, que reuniu os imortais da Academia Valadarense de Letras (AVL), autores valadarenses e amantes da poesia.
O evento, que fez parte da comemoração aos aniversários de Governador Valadares (86 anos) e do Museu da Cidade (41 anos), teve como tema “Histórias e Memórias”.
Na ocasião, a cidade e o Museu receberam diversas homenagens dos membros da AVL que declamaram poesias, cantaram música e compartilharam suas experiências, e histórias sobre Valadares com os presentes.
Também foi feita uma homenagem, através de uma placa, à professora Maria Cinira dos Santos Netto, fundadora do museu em GV, porém a mesma não pode comparecer.
Algumas pessoas declamaram poemas e alguns autores, de fora da academia, também aproveitaram o momento para apresentarem suas obras e falarem sobre seus próximos lançamentos. Esse foi o caso do escritor Dionízio de Oliveira Silva, autor dos livros “Zumira Pereira da Silva – o anjo da caridade” e “Quem foi padre João Verbeck?” e que em meados de abril lançará um livro “Colégio Ibituruna – 85 anos de história/Catedral de Santo Antônio – história de luta, pioneirismo e fé”. Dionízio elogiou a iniciativa do Sarau. “Dou nota 10 para os organizadores. Foi show a realização deste encontro com os que cuidam do arquivo vivo da história de GV e os que procuram manter sua cultura viva”, elogiou.
AVL
No último dia 24 de janeiro, a AVL foi alçada a patrimônio histórico imaterial do município em solenidade na qual o prefeito André Merlo assinou o decreto de registro da instituição.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares