Neste sábado (23/9) acontece o Dia D de vacinação antirrábica na área urbana de Valadares. A imunização, que é promovida pela Prefeitura de Valadares, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), tem por objetivo zelar pela saúde dos pets e também dos cidadãos. Isso porque a raiva pode contaminar também seres humanos, sendo fatal em quase 100% dos casos.
A estimativa é imunizar cerca de 15 mil animais, entre cães e gatos, das 8 às 17 horas, em 60 pontos estratégicos do município.
A Prefeitura informou que devem receber a dose os cães e gatos com mais de três meses de vida e que estejam saudáveis, sem apresentar vômitos, diarreia e emagrecimento. As fêmeas no cio e lactantes (que estão amamentando) poderão ser vacinadas; já as prenhes não podem receber a dose da vacina por enquanto.
Além disso, os pets devem ser conduzidos com coleira, guia e acompanhados por um adulto capaz de controlá-los durante a vacinação. Já os gatos devem estar em caixa de transporte.
Àqueles que não puderem levar os animais a nenhum dos pontos mapeados pela Prefeitura no dia D (23), poderão vaciná-los até o dia 30 deste mês, no CCZ (que fica na rua Soldado Edson Veloso, s/nº - Santos Dumont II) . Para isso, basta ir até o setor levando seus bichinhos de estimação, de segunda à sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.