Com a elevação das temperaturas é comum que haja também elevação no consumo de água. Para enfrentar esse período, o SAAE fez manutenções preventivas, mas alerta para a necessidade do consumo consciente para que a água não falte nos reservatórios.
De acordo com o diretor do Departamento de Água, Virgílio Miranda, a Estação de Tratamento de Água (ETA Central) está operando com a sua capacidade normal, (média de 900 litros por segundo), mas em algumas regiões, o reservatório esvazia mais rápido que a de outras, e a causa não está na falta de enchimento total.

Foto: Divulgação Secom PMGV
É que nesta época de muito calor e alto consumo de água, o uso consciente da água é mais importante ainda. Assim, lavar calçada, carro, molhar a rua para abaixar a poeira e deixar a torneira aberta (além da necessidade) estão entre as atitudes de desperdício que fazem com que a água perca pressão e até mesmo deixe chegar como deveria às partes altas ou mais distantes. É preciso pensar no próximo.
“Estamos produzindo e entregando água, mas além do alto consumo, identificamos que há grande desperdício e assim ela perde pressão; outra hora, não chega para quem mora na parte alta ou locais mais distantes”, alerta o diretor do Departamento de Água, Virgílio Miranda, pedindo a colaboração de todos.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social