Prefeitura realiza atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) promoveu uma manhã de aprendizado e palestras na Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), organizou uma comemoração pelo Dia Mundial da Água. Foto: Divulgação PMGV
sexta-feira, 22 março, 2024

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), organizou uma comemoração pelo Dia Mundial da Água, celebrado nessa sexta-feira (22).

A manhã de atividades aconteceu na Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz, no bairro Maria Eugênia, onde mais de 150 alunos dos 4º e 5º anos estiveram presentes, marcando com brincadeiras e plantio de árvores essa data importante para a humanidade.

Na escola, diversos representantes de entidades que são referência na preservação de recursos hídricos marcaram presença. Um destes é o Tenente Diego Hussin, do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, que explicou às crianças o papel essencial da água, inclusive no serviço de combate a incêndios. “As crianças de hoje, que serão os adultos do futuro, têm que saber preservar, manter e não desperdiçar água”, declarou.

A Polícia Militar Ambiental preparou um vídeo explicativo sobre o ciclo da água, apresentado pelo Cabo Tiago Cupertino. Tiago destacou algumas medidas para a economia sustentável de água e a importância deste recurso tão precioso. “É papel da Polícia Militar de Meio Ambiente e de todos os órgãos ambientais conscientizar essa nova geração para proteger os nossos recursos hídricos”, afirma.

O coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental e de Engenharia Civil da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Hernani Santana, esteve com três alunos da universidade para demonstrar o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). A cada etapa do tratamento, a curiosidade dos alunos aumentava mais.

Após as palestras e um lanche, as crianças foram conduzidas ao bosque da escola para o plantio de mudas de árvores frutíferas, doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A aluna Beatriz, de 9 anos, conta que achou importante o evento para lembrar de economizar água.

Heitor Lima, de 10 anos, relata o aprendizado adquirido nessa comemoração: “aprendi que não pode tomar banho por mais de 15 minutos, não pode escovar os dentes com a torneira ligada, e várias outras coisas”.

Estiveram presentes também autoridades do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu