Quando a Prefeitura de Valadares e o Sesc, através do Sistema FeComércio MG se unem, o sucesso é garantido.
Principalmente quando traz para cidades mineiras os projetos itinerantes voltados para a saúde.
Isso porque quem ganha com essa junção é a população, que tem acesso a serviços de saúde humanizados e de qualidade, com profissionais gabaritados e equipamentos de ponta.
A fim de proporcionar tudo isso aos cidadãos do nosso município, no último dia 7, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher estacionou na Praça dos Pioneiros para atender usuárias que aguardavam por exames de ultrassom e de mamografia na rede pública de saúde e trabalhadoras do comércio.
Os atendimentos começaram na tarde desta segunda-feira (17) e tem por objetivo rastrear precocemente o câncer de mama e de colo de útero, além de oferecer informações de educação em saúde, com foco na prevenção de doenças e a promoção à saúde. Essa carreta ficará na cidade até 22 de julho.
No dia 19 deste mês vai chegar ainda o projeto itinerante oftalmológico (MedSesc Oftalmologia), que vai ofertar consultas e exames oftalmológicos como tonometria e autorrefração computadorizadas, que incluem refração, fundo de olho e biomicroscopia a pacientes triados pelo Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de Valadares e região e pela administração municipal – responsáveis pela ação, que integra as atividades do programa Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais. Essa unidade permanece no nosso município até o dia 22 de julho.
Outra unidade móvel que vai estacionar na Praça em 9 de julho e vai prestar atendimentos aos valadarenses é a de Nutrição, que, vai ofertar avaliações de bioimpedância, ou seja, análise do percentual de gordura e massa muscular e orientações nutricionais até 22 de julho.
As trabalhadoras do comércio e suas dependentes que tiverem interesse em realizar esses exames devem entrar em contato com o Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de Valadares e região para se cadastrarem e agendarem.
Por parte da Prefeitura, as vagas para mamografia e ultrassonografia foram destinadas às pacientes que aguardavam atendimento na rede pública de saúde do município.
Já as vagas para a realização do Papanicolau estão disponíveis às interessadas, que devem entrar em contato com o Sindicomércio de Valadares. As vagas são limitadas.
A expectativa é que sejam realizadas, aproximadamente, 300 mamografias, 200 exames de Papanicolau e 120 ultrassons (pélvico, mamário e endovaginal – conforme disponibilidade médica), além de 500 consultas e exames oftalmológicos e mais de 230 avaliações e orientações nutricionais.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares