Prefeitura e Cemig se reúnem por melhorias no manejo de árvores

Com a reunião veio a proposta de criação de um projeto piloto entorno do manejo de árvores da cidade
A proposta de alinhamento é um desdobramento da reunião realizada entre a Prefeitura e a concessionária. Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais
quarta-feira, 31 janeiro, 2024

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento se reuniram, hoje (31), com representantes técnicos da Cemig de Governador Valadares e também de Belo Horizonte – por meio de videoconferência, com o objetivo de promover um alinhamento entre as pautas relacionadas à poda de árvores na cidade, incluindo um modelo padrão de podas para ambas as instituições, além de propor um projeto piloto relacionado ao Manejo de Árvores na cidade.

A proposta de alinhamento é um desdobramento da reunião realizada entre a Prefeitura e a concessionária, após a tempestade ocorrida no município, no último dia 20, que provocou a queda de diversas árvores e, consequentemente, gerou diversos estragos e prejuízos na rede elétrica, deixando moradores de diversos bairros sem energia e sem abastecimento de água.

O Gerente de Serviços Emergenciais e Manutenção da Cemig, Galdino da Silva Mendes Neto, destacou a importância da reunião para a população.

“Estamos aqui para buscar nessa reunião técnica um estreitamento das relações com o Município. Queremos também um convívio pacífico com as árvores e, para isso, queremos propor um projeto que avalie a sanidade das árvores, inclusive para evitar o conflito com a rede elétrica. Esse é o começo de um grande projeto”. 

O secretário da SEMA, Ivan Fialho, ressaltou a necessidade das adequações no manejo de árvores da cidade para a segurança e bem-estar da população.

“A tempestade em Valadares, ocorrida recentemente, acabou prejudicando o abastecimento não apenas no que diz respeito à parte elétrica, mas também ao abastecimento de água da cidade, já que sem energia elétrica, as bombas do SAAE não conseguiram trabalhar, prejudicando vários bairros da cidade.

Faz-se necessário, portanto, promover uma adequação das podas e realizar um trabalho preventivo de arborização urbana. Inclusive, a Prefeitura já conta com um plano de manejo de arborização.

A proposta nossa agora é que a Prefeitura, juntamente com a Cemig, possa colocar em prática essas adequações, para garantir sombra, qualidade de vida, microclima e também evitar transtornos relacionadas à rede elétrica”.

O secretário adjunto da SMOSU, Jadson Ildeu Silva, destacou a importância da união de esforços para a cidade.

“Estivemos hoje reunidos com a equipe técnica da Cemig e com representantes do gerenciamento de Belo Horizonte para tratar de um assunto muito importante para a nossa cidade: meio ambiente e arborização.

Tivemos uma reunião muito produtiva e estaremos atuando juntos à Cemig para evitar que, em eventos naturais futuros, nossa cidade venha a sofrer com os danos que sofreu nos últimos acontecimentos”.

A reunião de hoje foi o primeiro passo para a elaboração do projeto piloto, que terá mais desdobramentos. A previsão é que uma nova reunião seja agendada para o mês de fevereiro.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu