Prefeitura e Aegea Saneamento assinam contrato de concessão do SAAE

O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Prefeitura, e recebeu autoridades, associações de bairros, servidores e imprensa
O evento foi realizado no auditório da Prefeitura, que recebeu autoridades, associações de bairros, servidores e imprensa. Foto: Divulgação PMGV
sexta-feira, 22 março, 2024

No Dia Mundial da Água, 22 de março, a Prefeitura de Valadares celebrou um novo marco para o desenvolvimento do município: a assinatura do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto com a Aegea Saneamento.

Agora, a empresa passa a ser a responsável pela captação, tratamento e distribuição de água tratada, e pela coleta e tratamento de esgoto, beneficiando mais de 280 mil pessoas. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura, que recebeu autoridades, associações de bairros, servidores e imprensa.

Ao falar do empenho e da importância desse legado que deixa para a cidade, o prefeito André Merlo agradeceu a todos que também se dedicaram a essa conquista. E explicou que a chegada da Aegea vai contribuir para o desenvolvimento da cidade e região.

“Valadares ganhou muito com a inclusão na Sudene, mas corríamos risco de nenhuma empresa grande vir para a cidade se não tivéssemos o tratamento de esgoto. Por isso esse passo importante: para cumprir o marco regulatório que obriga todas as prefeituras a tratar o esgoto, até 2033. A Aegea vai investir R$ 1,3 bilhão nos próximos anos, resolvendo o saneamento básico e contribuindo para o desenvolvimento para a cidade e região”, disse.

O prefeito também explicou sobre a concessão, que se trata apenas da gestão do SAAE. “Foi feito um inventário ao longo dessa transição que prova que tudo que estiver no SAAE pertence aos valadarenses, à Prefeitura. Também somos responsáveis pelos servidores efetivos do SAAE. Eles vão trabalhar conosco na Prefeitura; estamos preservando o direito deles. O SAAE continua a existir e, ao final de 30 anos, tudo volta para o município”, garantiu.

Segundo Guillermo Deluca, vice-presidente regional da Aegea, os serviços já começam na segunda (25).

“Nós sabemos que se trata de um grande desafio e vamos encará-lo com toda a seriedade e profissionalismo. Temos um planejamento para os próximos cem dias. Vamos dar uma verdadeira virada no abastecimento de água, com redimensionamento de tubulação, troca de bombas, melhorias operacionais na Estação de Tratamento de Água, uma série de medidas que serão feitas em breve. Além disso, os equipamentos estão chegando para somar ao trabalho da equipe, que vai começar os serviços de tratamento de água e as obras de construção das redes”, explicou.

Já Gustavo Gastão, diretor-geral da Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento (Aris-ZM), prometeu acompanhar a atuação da empresa.

“Nosso presidente confirmou a possibilidade de implementar um escritório em Valadares. Assim, vamos nos aproximar do município para maior transparência, atender a população, instituir uma ouvidoria para garantir o cumprimento do contrato e todos os quesitos pontuados no contrato”, comentou.

Para o diretor do SAAE, Fernando Pascoal, a concessão recoloca Valadares no pioneirismo da nossa região. “A chegada da Aegea será um marco no desenvolvimento em Valadares no que diz respeito ao tratamento de esgoto e ao volume e qualidade de entrega de água”, disse.

O presidente da Associação dos Moradores do bairro Palmeiras e Vila Ozanan, Adriano Pereira Martins, vê com bons olhos a concessão. 

“Em primeiro lugar, aguardamos melhorias no abastecimento. O responsável social da Aegea esteve no bairro para uma conversa e colocou o que a empresa tem para a cidade. Nosso bairro sofre constantemente com a falta d’água e, agora, nós aguardamos que seja resolvido esse problema e que possam trazer melhorias não só para a nossa comunidade, como a toda Valadares”.

Desenvolvimento para Valadares

No final de novembro, na B3 (bolsa de valores sediada em São Paulo), a Aegea ganhou o leilão para a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Valadares. A empresa arrematou com um lance no valor de R$ 385 milhões. A licitação foi considerada a maior do Brasil em 2023 na área de saneamento e visa à concessão do sistema por 30 anos.

Além da captação, tratamento e distribuição de água tratada, a Aegea ainda tem a meta de universalizar o acesso ao esgoto coletado e tratado nos próximos dez anos e reduzir as perdas de água para 25%, além da execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação dos serviços na cidade.

Saiba mais sobre a Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil e está em mais de 500 cidades de 14 Estados. A empresa foi eleita, em 2023, a melhor do ano no setor de saneamento e meio ambiente pela revista Exame. É listada entre as 150 empresas mais inovadoras do país e na quarta posição das companhias mais inovadoras no setor de infraestrutura no Prêmio Valor Inovação Brasil 2023.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu