Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Prefeitura adquire caminhão para ampliar atendimento do Banco de Alimentos de Valadares

A aquisição do veículo foi possível por meio do Programa de Modernização de Bancos de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
O caminhão vai permitir ampliar a distribuição de alimentos que atualmente atende a mais de três mil pessoas por semana em situação de vulnerabilidade social. eta ocorrerá mais cedo. Foto: Divulgação PMGV/ Créditos: Leonardo Morais
segunda-feira, 23 dezembro, 2024

O município de Governador Valadares adquiriu, por meio do Programa de Modernização de Bancos de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), um novo caminhão para o Banco de Alimentos de Valadares, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Abastecimento (SEMA). O caminhão vai permitir ampliar a distribuição de alimentos que atualmente atende a mais de três mil pessoas por semana em situação de vulnerabilidade social. 

O veículo, devidamente identificado com a marca Banco Municipal de Alimentos Nízia Araújo Vieira Almeida, reafirma o reconhecimento e homenagem do município ao trabalho de Nízia, que professora universitária de cursos de Nutrição e servidora pública, dedicada e comprometida com valores sociais ligados à saúde e à dignidade humana, destacou-se como uma precursora da segurança alimentar em Valadares. Nízia Almeida faleceu em 2021 em decorrência da Covid-19.

O programa Banco de Alimentos de Valadares, reestruturado em 2017, faz parte das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da Prefeitura executadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Abastecimento (SEMA).

Os bancos de alimentos são equipamentos de segurança alimentar e nutricional, responsáveis pela captação, recepção e distribuição gratuita de alimentos, provenientes de doações públicas e privadas, com foco na redução de perdas e desperdícios e no combate à fome. Ofertam alimentos para famílias em vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional. Para o edital de modernização de Bancos de Alimentos o MDS destinou investimentos de R$8 milhões.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu