Prefeito assina decreto de registro da AVL como patrimônio histórico imaterial do município

A noite de ontem (24) ficará na história da nossa Academia Valadarense de Letras (AVL)
O evento, que aconteceu na sede da AVL, reuniu acadêmicos e autoridades numa grande celebração da cultura e das letras nacionais e locais. Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais
quinta-feira, 25 janeiro, 2024

A noite de ontem (24) ficará na história da nossa Academia Valadarense de Letras (AVL) graças à assinatura, pelo prefeito André Merlo, do decreto nº 11.953, que declara a AVL como bem cultural de natureza imaterial do município.

Isso significa uma importante mudança de patamar, já que a partir de agora a instituição será protegida por lei, tornando-se “imortal” – assim como seus membros são designados.

O evento, que aconteceu na sede da AVL, reuniu acadêmicos e autoridades numa grande celebração da cultura e das letras nacionais e locais.

Compuseram o dispositivo do cerimonial o presidente da casa, doutor George Wagner Alvarenga Simões, a cofundadora Antônia Izanira Lopes de Carvalho, o prefeito André Merlo, o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo, e a gerente de Patrimônio Histórico, Roberta Avelar.

Presidente da AVL desde o ano passado, o cirurgião geral e gastroenterologista George Wagner, manifestou sua gratidão aos envolvidos no processo de tombamento da instituição:

“A Academia Valadarense de Letras se sente muito honrada e agradecida por receber esse nobre título de patrimônio histórico imaterial do município. A AVL é uma instituição que preserva a cultura falada e escrita de todo o nosso país e receber essa comenda é motivo de muito orgulho e satisfação para nós”.

“A AVL é uma instituição que transforma artistas e escritores em ‘imortais’ e hoje estamos tornando-a também imortal. Ela tem uma importância muito grande no desenvolvimento cultural da cidade e esta noite estamos reforçando ainda mais essa importância e perpetuando a valorização das letras valadarenses”, declarou o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo.

Em seu pronunciamento, o prefeito André Merlo disse que “para uma cidade se sentir desenvolvida são necessários muitos pilares: a educação, a saúde, a infraestrutura – e também a cultura. As novas gerações vêm se distanciando muito da leitura, principalmente depois do surgimento dos smartphones.

E momentos como este nos trazem muita esperança de que a nossa vida possa continuar sendo lastreada pela cultura. Neste aniversário de 86 anos, Valadares recebe um grande presente, que é o reconhecimento desta instituição como importante patrimônio de nossa cidade. Meus parabéns a todos os acadêmicos e aos envolvidos nessa ação”.

Estiveram presentes os seguintes acadêmicos da AVL: Maria Bernadete, Maria Cinira, Maria das Mercês, Dr. Vilaron, Dr. Amarildo Costa, Zenólia de Almeida, Walter Andrade, Maria Estela, Ana Luiza (Zana), Maria Helena, José Gustavo, Dr. Cícero Morais e Jamir Calili.  

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu