Prefeito André Merlo fala sobre ações de governo e denúncias de corrupção

O prefeito de Governador Valadares concedeu entrevista à colunista do Jornal da Cidade GV, Gi Xavier, falando sobre as ações de seu governo, reclamações constantes que são feitas pela população e sobre as recentes denúncias de corrupção em seu governo. Confira:
O prefeito André Merlo faz um diálogo franco e aberto com a colunista Gi Xavier, do Jornal da Cidade GV, sobre temas relevantes. Foto: Equipe JC
domingo, 11 fevereiro, 2024

Sudene 

Gi Xavier: A inclusão na área da SUDENE é sempre citada como um impulso no desenvolvimento da cidade. Mas qual é o ganho real para a população? Como a SUDENE pode mudar a vida dos cidadãos de Valadares? 

Prefeito André Merlo: “No primeiro momento muda a questão empresarial da cidade, com a atração de empresas e por consequência a oferta de empregos qualificados, agregando valor aos salários.

Valadares por muitos anos, passou dificuldade em gerar empregos, nós agora, no último ano de 2023, estamos entre as 20 maiores cidades geradoras de empregos em Minas Gerais e entre as 10 que mais abriram empresas, isso já é o reflexo da SUDENE.

A médio prazo a população será muito beneficiada por oportunidade de emprego, o nosso PIB vai aumentar e o ticket médio salarial também vai aumentar.

Essa inclusão na área da SUDENE será fundamental, somado a outras questões que estamos fazendo em Valadares como a modernização das leis municipais, com atenção especial a tecnologia e ciência, isso tudo vem para somar, para termos uma cidade de oportunidades.” 

Saúde 

Gi Xavier: A Saúde é sempre um setor em que parece que os recursos nunca são suficientes para sanar todos os problemas. Como fazer para evoluir e melhorar os serviços? 

Prefeito André Merlo: “O nosso grande professor Anastasia sempre disse que, ‘A necessidade da saúde não tem limite’, e os recursos tem limite. A saúde, é financiada 50% pela União, 25% o Estado e 25% os Municípios, Valadares por ser uma cidade polo em um primeiro momento é beneficiada, pelas pessoas que vem de fora serem atendidas aqui, isso é importante para a cidade, para o comércio em geral, porém, deixa um ônus, pois atendemos mais do que aguentamos, então, essa demanda é infinita, e o recurso é finito.

Muitas cidades do porte de Valadares, por exemplo, não têm ou não fazem a gestão de um Hospital Municipal, deixando a cargo do Estado e da União a alta complexidade, a cargo do Município a atenção básica. Governador Valadares faz toda essa gestão, claro que com o apoio do Estado e da União, senão, seria impossível.

Apesar de ser muito difícil a questão financeira na saúde, nós temos um hospital resolutivo, muitas prefeituras no Brasil após a pandemia fecharam hospitais, nós mantivemos nosso hospital atendendo, não só os munícipes de Valadares, mas também toda a região, atendendo mais de 100 municípios, pois somos 100% SUS.

O que vai realmente resolver essa questão é implementação do Hospital Regional que é a cargo do Estado, e aí sim teremos um hospital para atender toda a região, e nosso Hospital Municipal ficaria somente para atendimento aos munícipes.   

Gi Xavier: Essa semana tivemos novidades sobre a obra do Hospital Regional. O senhor acha que finalmente ela está perto de ser retomada?  

Prefeito André Merlo: “Houve uma licitação no passado, onde uma empresa ganhou e uma segunda empresa entrou na justiça e isso estava para ser julgado no Tribunal de Contas do Estado. A questão judicial foi resolvida classificando a segunda colocada como ganhadora da licitação, aguardamos o momento da ordem de serviço para retomarmos a obra do nosso tão sonhado Hospital Regional.” 

Buracos nas Ruas da Cidade e Concessão do SAAE 

Gi Xavier: A maior reclamação da população em relação à prefeitura atualmente é sobre os buracos na cidade. O que a prefeitura pode fazer efetivamente para melhorar as nossas ruas? 

Prefeito André Merlo: “Há uma ligação entre alguns buracos nas ruas com o SAAE, nós temos uma rede de distribuição de água muito antiga, que precisa ser trocada, que gastaria milhões de Reais, o SAAE não tem esse recurso e a prefeitura também não.

Por ser antiga, a rede se rompe com frequência, alguns buracos são abertos para reparos, e não tem condições de serem tapados na mesma velocidade, realmente se cria um caos na cidade e a gente precisa encarar isso de frente.

Não estou culpando o SAAE, é a falta de recursos. Por isso, estamos correndo atrás dessa concessão, algumas poucas pessoas criticam, mas vão perceber que será um grande ‘plus’ para o desenvolvimento de Valadares, pois estaremos resolvendo além da questão da água, o tratamento de esgoto e tendo o saneamento cumprido, que é uma exigência legal até 2033.

Com a AEGEA assumindo será feito um grande trabalho de tapa buraco e por parte da prefeitura a continuidade do programa ‘Recupera Vias’, como foi feito na Rua Sinval Leite e na Avenida JK.” 

Gi Xavier: A AEGEA então já está na cidade? Está tudo transcorrendo como previsto? 

Prefeito André Merlo: “Sim, foi homologado. Tivemos algumas ações pelo Sindicato dos Servidores, mas numa visão totalmente ideológica, nós lamentamos, porém é legítimo, mas ganhamos todas as ações, inclusive na Justiça e também no Tribunal de Contas. Como foi homologado e ela como vencedora, estamos prevendo essa passagem para a AEGEA até dia 02 de abril.” 

Educação - Kit Escolar

Gi Xavier: O ano letivo começou essa semana. Como a prefeitura está recebendo os alunos da rede pública? Vai ter kit escolar esse ano? 

Prefeito André Merlo: “Sim! Vamos ter os kits, que serão entregues dentro de no máximo 15 dias. Novamente para os mais de 20 mil alunos que nós temos na rede municipal de ensino, teremos o kit novinho, material escolar bacana, para ajudar a folgar os bolsos dos pais.

Vamos ter também aulas bilíngues, o polo digital que tem funcionado muito bem graças a Deus, e a cada ano temos conseguido investir mais na nossa educação que está em um caminho muito certo, através do nosso Secretário Prata.” 

AVCB do Mercado Municipal 

Gi Xavier: Um dos eventos do aniversário da cidade foi a entrega do AVCB do Mercado Municipal. Qual a importância desse documento? 

Prefeito André Merlo: “O Mercado Municipal, esteve por ser fechado várias vezes. Por meio de uma grande parceria com a Associação do Mercado, o Ministério Público e o entendimento do Corpo de Bombeiros, foram corrigidas todas as questões legais, e neste ano um presente para a cidade, principalmente para quem precisa do mercado para trabalhar.

Queremos investir mais no mercado, já fizemos melhorias com a instalação das lâmpadas de led e da parte elétrica, porém dentro das lojas a prefeitura não pode fazer esse trabalho, só podemos atuar nos corredores, na área pública.

Fizemos melhorias na área comum, os lojistas fizeram a parte deles, o SAAE também nos ajudou muito e com isso hoje nós temos o AVCB, trazendo uma tranquilidade jurídica e a certeza de que o mercado ficará aberto, que é tão importante para nossa cidade.” 

Cultura e Lazer

Gi Xavier: Em uma cidade como Valadares, em que a arrecadação é insuficiente para contemplar todas as áreas do orçamento, é possível ir além do básico, que é saúde, educação e infraestrutura? Como fica a cultura e o lazer da população? 

Prefeito André Merlo: “O orçamento da cidade neste ano de 2024 é em torno de 1 bilhão e meio de Reais e já começamos o ano contingenciando aproximadamente 20% desse orçamento, devido a baixa arrecadação do Governo em 2023.

Temos que dar preferência para a saúde, educação, para as questões básicas da cidade, porém o lazer, esporte e cultura não podem ficar de lado.

Reabrimos o Teatro Atiaia que era um sonho antigo, hoje temos um teatro público decente, a nossa praça de esportes é totalmente acessível, estamos agora reformando a piscina com sistema de aquecimento. Para o voo livre também sempre demos uma atenção especial, apoiando os campeonatos, pois temos a melhor plataforma de voo livre do mundo e estamos reformando as nossas rampas.

Temos 450 praças da cidade, tentamos melhorá-las, assim como fizemos na reforma da Praça Serra Lima dentre outras da cidade, mesmo que o financeiro não dê para atender a tudo, procuramos sempre dar uma atenção especial nessas áreas.” 

Acusações de Corrupção ao Governo Municipal 

Gi Xavier: Ano de eleições municipais é sempre tenso. Os adversários se acusam, os apoiadores também, e em Governador Valadares isso não é diferente. O seu governo tem sido acusado publicamente de praticar atos de corrupção. Isso, na opinião do senhor, faz parte desse jogo da sucessão municipal? 

Prefeito André Merlo: “Lamentavelmente sim. Infelizmente no Brasil é assim, nós já esperávamos, mas não na proporção que veio e do lado que veio.

Um áudio elaborado pelo Deputado Hercílio Coelho Diniz, um deputado que nós apoiamos em duas eleições, imputando ao governo corrupção. Nós não aceitamos isso, notificamos de imediato ao deputado para que apresente provas concretas, a gente vê um relacionamento entre ele e o deputado do PT, Leonardo Monteiro.

Nós que somos contra o PT na cidade, não concordamos com o que aconteceu no passado recente em Governador Valadares, criando uma das maiores operações do país que foi o ‘Mar de Lama’, que saiu inclusive a condenação nesta semana condenando quase todos os envolvidos, uma mancha pra nossa cidade.

Portanto, estamos tomando a providência de interpelar o deputado na justiça, devido a não apresentar nenhuma prova junto à nossa notificação. Estou muito tranquilo em relação a isso, apesar de chateado, mas tranquilo para fornecer os dados para aprofundarmos em qualquer investigação, tanto que depois de 7 anos de governo nunca tivemos um processo, nenhuma ação em relação à corrupção.

Inclusive, nós temos três premiações, o selo ‘Ação Íntegra’ recebido em Brasília, pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), nós somos o único município do Brasil a receber esse selo. Depois recebemos o certificado do TCE, por boa prática de gestão em razão de auditoria realizada pela prefeitura, por meio da Controladoria Municipal.

E recebemos ainda o selo do Programa Nacional de Prevenção Contra a Corrupção do TCU. Criamos a semana municipal contra a corrupção, em 2024 teremos a 6ª edição, lançamos também o novo Portal da Transparência. Tivemos o controle interno avaliado pelo TCE com a nota superior a 95, ou seja, nossa prefeitura é premiada por combater a corrupção.

Talvez essas acusações sejam uma tentativa de voltarem ao poder, tentativa de manchar o nosso governo também, ou tentarem nos nivelar igual a eles no passado, para terem alguma chance de ganhar uma eleição em Valadares, isso não vai acontecer, pois a população vai reconhecer nosso trabalho e nós vamos indicar um bom candidato.” 

Gi Xavier: O senhor citou o deputado Leonardo Monteiro, do PT, que foi à tribuna da câmara e fez um discurso com graves acusações contra o senhor e sua gestão. O que o senhor tem a dizer sobre o assunto?

Prefeito André Merlo: “Isso é uma ação coordenada, ele já é pré-candidato à prefeitura de Valadares, e é lamentável, pois o deputado Leonardo Monteiro sabe do nosso trabalho aqui. Se ele quisesse ajudar a cidade, ele poderia ajudar mais, por exemplo, na área da saúde de 2019 pra cá, só um número que me vem à mente, ele enviou ao nosso hospital público através de emendas 400 mil Reais e enviou quase 12 milhões de Reais para o Samaritano.

Se ele realmente estivesse preocupado com a saúde pública, ele teria enviado mais recursos para o nosso Hospital Municipal, apesar de respeitarmos muito e precisamos do Samaritano. Porém, ele está criticando algo que ele mesmo não está ajudando.

E para tudo que ele disse à tribuna, nós temos como responder com muita tranquilidade. No fundo é uma grande politicagem, mas a população vai saber filtrar isso com certeza.” 

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu