Prefeito André Merlo fala, em entrevista ao JC, que a cidade está no caminho do desenvolvimento

Ele disse que Valadares agora está em ritmo acelerado de desenvolvimento. E que isso vai se traduzir em qualidade de vida para toda nossa população
O prefeito André Merlo, tendo a cidade ao fundo, vislumbra dias melhores para Governador Valadares. Foto: Jhenifer Luiz Secom PMGV
terça-feira, 30 janeiro, 2024

Autoridade máxima do Município de Governador Valadares, André Luiz Coelho Merlo, é o primeiro valadarense de nascimento a ocupar o cargo de prefeito desta cidade, a maior e mais importante cidade do leste de Minas Gerais.

André Merlo está no seu segundo mandato consecutivo e no decorrer desses anos tem enfrentado uma série de desafios, como enchentes, tempestades e o maior deles, a pandemia da Covid-19.

O prefeito  reconhece que a infraestrutura urbana da cidade é deficiente e precisa de melhorias, e que sua gestão criou programas específicos para isso.

Comemora os bons resultados de seu trabalho, com a colaboração de sua equipe de governo, e se mostra otimista com o futuro, alegando que a cidade tem mudado, e caminhado a passos largos rumo a um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social, e isso, segundo ele, é percebido já por todos, com geração de empregos.

Confira outros pontos do pensamento do prefeito André Merlo, expostos por ele nesta entrevista especial.

Jornal de Cidade GV - O que a sua gestão tem a comemorar nos 86 anos de Governador Valadares?

Prefeito André Merlo - Eu acho que hoje, o que mais temos a comemorar é essa nova fase do desenvolvimento de Governador Valadares. A cidade passou muitos anos estagnada, e agora, com a modernização de leis, pela inclusão na área da Sudene, pela vinda de novas empresas, começamos a transformar essa realidade tão sonhada de que as pessoas aqui de Valadares e região não precisem mudar do país para buscar um bom emprego, uma vida de qualidade para suas famílias.

E isso é algo que precisamos comemorar, porque realmente a página virou e nós agora temos oferta de empregos qualificados, e ainda temos parcerias para oferecer estas qualificações que são buscadas pelos empregadores. Este é um grande presente para nossa bela cidade em seus 86 anos.

Jornal de Cidade GV - Como o Executivo tem atuado para o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população?

Prefeito André Merlo - Em primeiro lugar, cuidando da cidade, que é o que a gente faz todos os dias, o dia inteiro, fazendo uma gestão consciente e investindo em educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, enfim, todas as áreas em que a prefeitura precisa atuar. E quanto ao desenvolvimento, através da Secretaria de Desenvolvimento temos feito um trabalho muito forte, principalmente na inovação e na modernização das leis para atrair empresas. Então a gente tem trabalhado nesse sentido para que Valadares seja essa cidade pulsante.

Jornal de Cidade GV - O que Valadares precisa em termos de infraestrutura urbana e como o Executivo tem atuado para melhorar as condições de vida dos valadarenses?

Prefeito André Merlo - Nós sabemos que  Valadares é uma boa cidade, mas que a infraestrutura deixa a desejar, principalmente de pavimentação. Nossa gestão criou dois programas, que são o “Recupera Vias” e o “Valadares 100% Pavimentada”, já que temos várias vias sem pavimentação, mas estamos trabalhando nessa frente.

Sofremos, é claro, com as limitações financeiras do município, mas estamos equacionando essas questões para neste ano investirmos fortemente na infraestrutura de pavimentação da cidade, que é muito importante. Em paralelo, trabalhamos também em outras áreas igualmente importantes, como a rodoviária, que está sendo revitalizada e será entregue à população agora em fevereiro, totalmente acessível.

O aeroporto, que a prefeitura vinha administrando por concessão, foi entregue à Infraero, que é o correto, até pela vontade do Governo Federal, que é quem vai tocar a obra que foi paralisada porque a empresa licitada não levou adiante. E um novo aeroporto é muito importante para Valadares, porque é porta de entrada para investidores.

Também estamos buscando uma área para o novo distrito industrial, uma demanda surgida a partir da inclusão da cidade na área de atuação da SUDENE. Enfim, temos cuidado de todos esses aspectos que propiciem a Valadares um pleno desenvolvimento.

Jornal de Cidade GV - Educação e Saúde são áreas de importância vital para uma cidade. Quais são os trabalhos de destaque da Prefeitura nessas áreas?

Prefeito André Merlo - A nossa educação, podemos dizer que ela se transformou para transformar a vida das nossas futuras gerações. Nós pegamos uma situação em que levamos dois anos para regularizar e limpar o nome da Educação de Valadares junto à União e ao Estado.

E hoje, através do trabalho do secretário Prata e toda a sua equipe de servidores, temos uma educação que o Brasil todo vem visitar. Inclusive a educação inclusiva, com o novo CRAEDI, que é exemplo até para o mundo, não é só para o Brasil. Sempre, até mesmo nos momentos de maior dificuldade financeira, não deixamos de investir na Educação, porque eu acredito que a mais rápida e eficiente maneira de transformar a sociedade é através da educação.

Então, seguimos fornecendo os kits escolares, com material de qualidade para nossos mais de 20 mil alunos; reformando e construindo novas escolas e creches; valorizando os profissionais da educação e trabalhando a cada dia para melhorar ainda mais essa educação pública que oferecemos com tanto orgulho.

A saúde pública no Brasil é uma questão muito complexa, e aqui em Valadares não é diferente. Ela atende muito, tem alta resolutividade, mas também tem sempre muitos problemas; é assim com o nosso hospital. Muito é feito, mas a sensação da população é que sempre deixa a desejar. Temos trabalhado para melhorar o hospital, melhorar os postos de saúde e vamos investir ainda mais na saúde este ano.

O fato de sermos polo e referência regional em saúde tem um bônus, porque as pessoas vêm para Valadares, gastam aqui e isso é importante; mas tem um ônus muito grande porque o nosso hospital municipal, que deveria atender os munícipes de Valadares, por exigência do SUS, por ser 100% SUS, tem que atender uma macrorregião de mais de 50 cidades, e acaba atendendo até mais de 100 municípios. Isso impacta negativamente para o nosso hospital.

A grande esperança é o Hospital Regional, que agora o Estado anunciou que está chamando a segunda colocada do certame para reiniciar as obras. A conclusão desse hospital será um sonho realizado. Temos cobrado muito do Governo Zema para que o hospital vire realidade, pois certamente com ele teremos uma saúde pública ainda melhor em Valadares. Aqui temos excelentes ofertas de serviços de saúde na rede particular e também na rede pública. Mas sempre buscamos melhorar o atendimento, principalmente no setor público.

Jornal de Cidade GV - A instalação das novas indústrias anunciadas no ano passado está evoluindo de acordo com o esperado? Como é a interlocução da Prefeitura com os gestores dessas indústrias?

Prefeito André Merlo - Vou começar pela interlocução, que é excelente! A Beatriz, nossa Secretária de Desenvolvimento, juntamente com sua equipe, está dando um show neste sentido de acolher, apoiar, facilitar de todas as formas possíveis para atender às necessidades das empresas que procuram Valadares para aqui se instalarem.

Temos recebido vários elogios neste sentido, de que a acolhida da prefeitura é sempre um incentivo para as empresas. Já temos aqui indústrias funcionando; outras que já alugaram áreas e estão em processo de instalação; outras em negociação ainda, mas tudo como esperado sim. E também temos que ressaltar que muitas empresas de Valadares estão ampliando suas atividades com o apoio dos benefícios da Sudene. Porque as indústrias que estão chegando são muito importantes, mas as que são daqui também prosperarem e crescerem é igualmente valoroso; e é algo que temos percebido, com grande alegria.

Jornal de Cidade GV - A Aegea, que venceu a licitação do saneamento básico, vai iniciar seus trabalhos quando? Como serão esses trabalhos? O que a cidade ganha com isso?

Prefeito André Merlo - A Aegea foi a vencedora do leilão, que aconteceu na B3, em São Paulo. Tem todo um procedimento a ser respeitado pelo edital, então ela já foi homologada como vencedora, e já está na cidade, com uma equipe de colaboradores já morando aqui e já trabalhando nesse processo de transição de gestão.

O Fernando Pascoal, que é o novo diretor-geral do SAAE, está recebendo os profissionais da Aegea e a expectativa é que eles iniciem o trabalho efetivamente no próximo mês de março. Porque eles já têm expertise, então conhecendo o básico do SAAE, assim que o contrato for assinado, o que deve ocorrer entre final de fevereiro e começo de março, já terão plenas condições de assumir os trabalhos no SAAE.

A cidade vai ganhar demais com isso, primeiro porque eles têm uma exigência pelo edital, de investir em torno de R$1,3 bilhão na cidade, ou seja, vamos ter muitas obras para melhorar o saneamento da cidade, o que vai impactar positivamente na saúde pública, no atendimento ao cidadão, ao abastecimento propriamente dito, e até com a mitigação dos buracos na cidade, pois muitos deles são originados pelo SAAE e a Aegea vai trazer uma tecnologia menos invasiva e mais econômica de fazer reparos. A Aegea é a maior empresa de abastecimento e saneamento do Brasil e certamente eles vão investir – até por questões legais – em tratamento de esgoto e em redução de desperdícios.

Jornal de Cidade GV - A tempestade que causou um cenário caótico na cidade no sábado (20/1) exigiu um posicionamento da Prefeitura para limpar a cidade e reconstruir o que foi destruído na área pública. Quais foram os principais prejuízos? A Prefeitura já estimou um valor para executar essas ações?

Prefeito André Merlo - O primeiro aspecto, pelo qual inclusive temos que ser gratos a Deus, é que não houve nenhuma vítima fatal. Prejuízos financeiros sim, muitos, tanto públicos quanto particulares, menos em função da chuva, que ficou entre 30 a 40 milímetros, mas em função dos fortíssimos ventos, que chegaram quase a 100 km/h, o que nunca tinha acontecido em Valadares – segundo relatos da CEMIG, Bombeiros e até na nossa própria Secretaria de Obras – e ocasionou muitas quedas de árvores, telhados, entre outros prejuízos que não paramos para calcular o que foi e ainda será gasto, porque desde o dia do vendaval, nossa preocupação tem sido ajudar para que a cidade voltasse o mais rapidamente possível ao normal.

É um trabalho conjunto entre prefeitura, Bombeiros, CEMIG, Defesa Civil, Polícia Militar, entre outros atores, para que seja o mais rápido e efetivo possível. Claro que isso vai impactar com um gasto a mais no planejamento da cidade, mas que precisava ser feito e foi muito boa essa parceria para que ele ocorresse da melhor forma. O importante é que a cidade não parou, na segunda-feira, mesmo com alguns setores parcialmente ainda atingidos, todo mundo estava trabalhando.

Jornal de Cidade GV - A falta de energia elétrica durante e depois da tempestade, deixou grande parte da população insatisfeita. É voz corrente entre a população, especialmente nas redes sociais, que "basta ventar pra luz acabar". Por que isso acontece? A Prefeitura tem cobrado da Cemig a melhoria do sistema elétrico na cidade?  Se sim, o que a Cemig tem informado à Prefeitura?

Prefeito André Merlo - Neste caso específico não foi qualquer vento, foi um vento muito forte, que deixou mais de 80% da população sem energia, com muitos cabos rompidos, postes caídos ou retorcidos e uma situação que nunca foi vivenciada antes. Chegaram a ter 125 mil  pontos sem energia. E a CEMIG esteve a todo tempo trabalhando até restabelecer totalmente a energia.

É claro que quem fica sem luz passa por um transtorno muito grande, especialmente por períodos de dois ou três dias como foi pra cerca de 5% dos consumidores. Mas, de modo geral, a CEMIG tem feito seu trabalho, e a nossa cobrança por melhorias também é constante. Estamos inclusive encaminhando um convênio com a CEMIG para melhorar essa questão das podas de árvores, já que a CEMIG tem autorização para podar e ela tem podado de uma maneira que pode colaborar para a instabilidade das árvores.

E acreditamos que este trabalho conjunto é a melhor forma de corrigir isso. A CEMIG já aceitou a parceria e se propôs a trazer um caminhão de última geração para detectar as árvores condenadas e a gente passa a fazer um trabalho mais preventivo em relação a essas faltas de energia por causa das quedas de árvores.

Jornal de Cidade GV - A Prefeitura está preparada para os sinistros que podem ocorrer neste período chuvoso. Como é a atuação da Prefeitura junto com as autoridades de segurança?

Prefeito André Merlo - Nós estamos preparados. Já enfrentamos algumas enchentes de várias proporções e neste evento climático também a prefeitura agiu com muita rapidez diante da proporção dos acontecimentos para restaurar a normalidade. Em caso de necessidade, reunimos e alinhamos ações com as forças de segurança, defesa civil do município e estado, com todas as instituições prontas para agir diante desses sinistros, e sempre temos obtido sucesso nesse trabalho conjunto, o que nos permite concluir que Valadares está preparada sim, para qualquer sinistro.

Jornal de Cidade GV - Qual é a mensagem que o senhor deixa aos valadarenses neste aniversário de 86 anos da nossa cidade?

Prefeito André Merlo - A mensagem que eu deixo neste aniversário é de muita esperança! Porque Valadares tem mudado, e caminhado a passos largos rumo a um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social, e isso é percebido já por todos, com geração de emprego, como há muito tempo que não se via! Claro que isso é fruto de um trabalho sério, que realizamos persistentemente desde 2017, para que a inclusão da cidade na área da SUDENE fosse uma realidade e que Valadares estivesse preparada para este salto, com leis atualizadas e um ambiente propício para que as empresas possam vir e para que as empresas daqui possam também crescer e se desenvolverem. Então, é a esperança que vem com essa virada de página que vivemos. Que realmente Valadares agora está em ritmo acelerado de desenvolvimento. E que isso vai se traduzir em qualidade de vida para toda nossa população.

*** Entrevista concedida ao jornalista Alpiniano Silva Filho, editor do Jornal da Cidade GV

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu